Talvez
um crime tenha acontecido e vocês precisam descobrir. Mas de que jeito? Com que
pistas? Onde procurá-las? Se encontrá-las o que fazer com elas? Onde devo
processá-las? São tantos os questionamentos para vocês, que talvez, deverão
primeiramente levantar algumas hipóteses.
Houve um crime realmente ou não?
Como será o perfil da (s) possível (is) vítima (s)?
Um detetive que não é
da homicídios foi chamado para uma investigação. O local era bem distante da
cidade, mas ainda de fácil acesso. O ambiente a ser analisado não era um
apartamento, nem uma casa e nem um trailer, era um quarto de uma pousada, que
se localizava a beira de uma estrada. Sendo que as provas estavam bagunçadas.
E, para quem as observava, parecia uma cena de faroeste misturado com jogos
mortais. Pura ficção é claro - um episódio inusitado e intrigante aos olhos de
um atento “expert”.
Ele, o detetive,
observou que tudo no local estava relacionado e criado para tirar a atenção do
que realmente precisava para desvendar esse possível mistério. Porém, como o
esperto homem já conhecia a professora Carmem, começou a selecionar as pistas
na tentativa de eliminar o desnecessário, já que a temível educadora tem
adoração em complicar o que não é complicado e deixar em dúvida o que era induvidável.
O espertalhão começou então, tal eliminação, lendo novamente este parágrafo.
Horas
mais tarde...
A partir da primeira
seleção das prováveis provas e sentindo-se hipotente, o policial transitou
novamente pelo ambiente interno e externo do possível crime. Vasculhou os
móveis seminovos, arranhados e empoeirados, bisbilhotou o banheiro, coletou
água do sanitário na qual exalava um odor desagradável, gosmas e restos
capilares do ralo do chuveiro. No quarto da pousada levantou tapetes desbotados
e alguns até estavam desfiados. Talvez devido ao tempo de uso. Ele também usou
luz negra na tentativa de encontrar contribuições de DNA. Mas nada o satisfez,
pois sabia quem realmente tinha escrito essa façanha – a malévola Carmem.
Como um espectro, a
imagem da professora lhe vinha à cabeça com facilidade. Indignado, o policial
mentaliza novamente as provas sustentáveis e o possível indivíduo lesado, na
tentativa de eliminar as falsas premissas deixadas pela magnânima.
Enfurecido, o homem na
sua profissão investigadora, agora estava sentindo-se constrangido. Decidiu
então, sentar-se no sofá com estofamento preto e levantar algumas hipóteses, ou
seja, brincar de Sherlock Holmes por alguns instantes.
Como na ficção, o detetive também era considerado pela criativa
professora Carmem, carismático e astuto. Ele faz do método científico e da
lógica dedutiva suas melhores armas. Por isso ela o escolhera para essa missão
entre milhões de investigadores. Deixou até mesmo de contratar o CSI Las Vegas,
que ela admira tanto, para contatar as suas habilidades em desvendar crimes
aparentemente insolúveis, na qual muitas vezes até mesmo a Scotland Yard não
consegue.
Chega ser intrigante – Quem é esse homem tão significativo para a
criadora dessa história? Talvez isso seja um mistério... ou não...
Mas
espere!
- Háhá!!! Gritou o detetive.
– Elementar minha cara Carmem Watson! E saiu com um saco de lixo.
(Na ficção as histórias de Sherlock eram relatadas pelo seu colega de
quarto e fiel escudeiro, Dr.
Watson, que
várias vezes ficou surpreso com o rápido raciocínio de Holmes).
Chegando ao
departamento policial, o investigador logo tratou de espalhar os dejetos em
cima de uma mesa bem grande. Contabilizou e catalogou os itens que continha no
saco grande de cor azul claro. Nele continha: caixa de sucrilhos Snow, garrafa
de leite Parmalat light, pacote de torrada, bandeja de castanha do Pará e nozes,
uma bisnaga de maionese temperada e patê, uma lata de sardinha e outra de atum,
três caixas de suco, caixa de água de coco, garrafa de água mineral, dois
pacotes de salgadinhos Isabela. Havia também um frasco de xampu e condicionador
da marca Elseve, bisnaga de creme dental Oral B, apenas uma escova dental na
cor azul royal, um pedaço de fio dental, quatro rolos de papel higiênico com
marca d’água Neve, preservativos Prudence com aroma de morango e tuti-fruti, um
frasco de desodorante Axe, um frasco de óleo corporal e outro de creme hidratante
desodorante corporal Lily. Uma embalagem de Respire Melhor. Marcas de batom, base, gliter, sombra e pó
compacto foram encontradas em uma camisa e em algumas embalagens de produtos e
no saco plástico. Tinha também uma unha postiça, cílios postiços e um cachecol
de plumas e paetês e fios sintéticos de cabelo. O policial achou também livros velhos e mal
preservados, uma planilha, um DVD, uma caderneta com anotações (parece ser de
um curso que ele já ouviu falar), um notebook, um controle de datashow e um
crachá de eventos. Por último, ao elevar uma das embalagens novamente, viu um
possível documento na cor esverdeada que estava grudado em uma embalagem. Nele
só foi possível ver: (**ASC: **/**/**64). O resto dos dados no documento não
foi possível preservar.
Carmem Lúcia Neubert Schorr
*Com base na leitura do texto acima, no caderno, responda as
questões abaixo. Mas não esqueça que para cada resposta, tem que haver no
mínimo uma prova, algo que confirme sua resposta.
(POSSIBILIDADES)
1) Idade
aproximadamente
2) Gênero
(s) da (s) personagem (ns)
3) Possível
altura e estatura se tiver prova para sustentar
4) Se é ou
não vaidoso (a)
5) Mora
sozinho (a) ou acompanhado (a)
6) Recebe
constantemente visitas ou não
7) Tem
animal de estimação ou não
8) Tem
saúde plena ou algum problema
9) É
consumista ou pessoa equilibrada
10) Está de
dieta, cuida da alimentação ou não
11) Tem
alguma neura? (exagero em organização, limpeza...)
12) Tem
algum vício ou possibilidade de (alimentos, medicamentos...)
13)
Possível profissão
14) Classe
social
15) Estado
civil
16) Tem
filho (a) (s)
Bom
Trabalho!!
Essa interpretação textual é bem diferente. Fui eu que as criei a partir dos panfletos comerciais. Gerei SEIS histórias diferentes com intuito de observar os conhecimentos gerais dos alunos como: medicamentos, alimentos, objetos, etc.
ResponderExcluirCom essa atividade é possível expandir as intervenções do professor além das 16 perguntas existentes. É possível trabalhar a expressão "crime", "comadre", entre outras.
Com a inserção do Novo Ensino Médio Politécnico, nesta atividade eu trabalho com: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. Qualquer dúvida é só entrar em contato comigo pelo meu e-mail: carmencitaschorr@yahoo.com.br
Dica 2: Eu sempre inicio essa atividade perguntando se é possível analisar a vida (o perfil) de uma pessoa através do seu lixo? Então, após a resposta dos alunos eu passo para quantidade de dias como: 30, 10, 7 e 1 dia. Com excessão de UM dia, os demais eles dizem que há possibilidade. Porém, eu intervenho dizendo que o lixo é de UM dia, e já que não podemos provar com exatidão temos que usar EXPRESSÕES iniciais que nos possibilita responder, mas contestando a certeza. Instigo os alunos a me dizer as expressões como: possivelmente, provavelmente...entre outras, assim também amplio o vocabulário.
ResponderExcluir