domingo, 27 de julho de 2014

Classificação das Palavras: conceito, exemplos e exercícios das classes gramaticais

CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
                Na língua portuguesa existe um número muito grande de palavras. Essas palavras são agrupadas em dez classes, usando-se o critério morfológico.
MORFOLOGIA - É a parte da gramática que estuda a formação e as classes de palavras. Sua função é auxiliar na identificação das palavras. As palavras têm diferentes funções e características, que apresentam uma distribuição em classes:
*substantivo *artigo *adjetivo *numeral *pronome * verbo *advérbio *preposição *conjunção *interjeição.

                As classes de palavras subdividem-se em:
Variáveis: são as palavras que se flexionam. São elas:
Substantivo: gato, professor
Artigo: o, a
Adjetivo: lindo, velho
Numeral: dois, terceiro
Pronome: eu aquele
Verbo: estar, vender
Invariáveis: são as palavras que não se flexionam. São elas:
Advérbio: muito, ontem
Preposição: em, para
Conjunção: e, embora
Interjeição: ah! Ó!
OBS.: 1) Embora considerado palavra invariável, o advérbio admite a flexão de grau. Veja: Eles me cumprimentaram educadissimamente. 2) Gramáticos como Celso Cunha e Lindley Cintra consideram a interjeição como vocábulo-frase e a excluem de qualquer classificação.
Exercícios:
1) Classifique as palavras em: Variáveis ou Invariáveis
a) carro-                e) antigo-                 i) hoje-           m) colorido-
b) sétimo-              f) entretanto-           j) quando-      n) porém-    
c) sofrer-               g) estar-                   k) até-            o) menos-
d) um-                   h) ui!-                      l) mas-            p) oba!
2) Nas frases abaixo, complete-as com as variações das palavras do quadro:
 primeiro –  fazer –  colorido –  casa –  doce -  aquele

a)        Sua gravata era _______________________.
b)       As___________________eram de brinquedo.
c)        Gostamos muito daqueles_______________.
d)       Carla é a ________________aluna da classe.
e)        Está________________________muito frio.
f)        ________________pessoas eram simpáticas.

Substantivo
* É a palavra que dá nome a pessoas, animais, lugares, coisas e seres em geral.
Exercícios:
1) Sublinhe os substantivos do trecho abaixo:

“O relógio da torre do solar do marquês de Ribafria dava solene as doze badaladas da meia-noite, as últimas desse ano... perdoem-me... a minha discrição não permite datá-lo – é um segredo que não me pertence!” (Manuel de Lima).




2) Retire do trecho da atividade anterior um substantivo:
a) próprio-       c) primitivo-          e) comum-      g) derivado-

b) concreto-              d) simples-         f) abstrato-      h) composto-

3) Forme substantivos abstratos de:
a) alegre:         b) paciente:         c) secreto:              d) atencioso:

4) Dê o coletivo de:
a) abelhas:                                       e) montanhas:
b) cebolas, alhos:                             f) mapas:
c) burros:                                         g) cães:
d) examinadores:                             h) gafanhotos:
5) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque por outro gênero do substantivo, fazendo as devidas mudanças necessárias:

a) Meu tio é esforçado.

b) Nosso padrinho é idoso.

c) O macaco é engraçado.

d) O ladrão foi detido pelo dono da loja.

e) O ator e o diretor do filme são amigos.

f) No sítio de vovô havia bois, cavalos, patos, galos e um gato malhado.

6) Dê o feminino dos seguintes substantivos abaixo:
a) anão-                                           e) gigante-

b) zangão-                                       f) carneiro-

c) genro-                                         g) frade-

d) aviador-                                      h) bode-

7) Identifique o gênero dos substantivos abaixo relacionados, pelo acréscimo do artigo (o/a):

a) guaraná:               e) alface:                   i) champanha:

b) dó:                        f) omelete:                j) lança-perfume:

c) omoplata:             g) cal:                       k) clã:

d) telefonema:          h) sardinha:           l) grama (unidade de medida):

8) Classifique as palavras abaixo em: 1) epicenos/ 2) comum de dois/ 3) sobrecomuns:

a) a águia:             e) o agente:            i) o carrasco:

b) a baleia:            f) o colega:             j) a vítima:

c) o papagaio:       g) o intérprete:      k) o sujeito:

d) o jacaré:            h) o alpinista:        l) a criatura:


Relembrando:
Epicenos: são os que precisam das palavras macho e fêmea para diferenciar o gênero (tatu macho/tatu fêmea).
Comuns de dois: são os que têm o gênero indicado pelo artigo e pelo pronome. O substantivo comum de dois apresenta a mesma forma para ambos os gêneros (o artista/a artista).
Sobrecomuns: são os que apresentam uma só forma para os dois gêneros. Alguns substantivos sobrecomuns aparecem no masculino e outros no feminino (o guia/a testemunha).
Gênero Incerto: alguns substantivos apresentam gênero incerto, ainda não rigorosamente determinado: o apêndice (parte anexa); o champanha (vinho espumante); o eclipse (fenômeno astronômico); o guaraná (bebida); o telefonema (chamada telefônica); a cal (substância branca...); a cólera (ira); a comichão (coceira); a personagem/o personagem; a laringe/o laringe; o diabetes/a diabetes/o diabete/a diabete...

9) Dê o plural dos substantivos compostos:
a) guarda-roupa:

b) busca-pé:                       e) pão de ló:            h) pé-de-moleque:

c) autorretrato-                  f) quinta-feira-          i) salário-família:

d) quebra-mar-                   g) ave-maria:           j) amor-perfeito:

Relembrando (Plural dos substantivos):
1) Quando a palavra tiver um verbo, palavra invariável+substantivo, adjetivo: o segundo elemento vai para o plural.
2) Quando os substantivos estiverem unidos por preposição: o primeiro elemento vai para o plural.
3) Quando tiver um substantivo+substantivo determinante específico: o primeiro elemento vai para o plural.
4) Quando tiver substantivo+adjetivo ou adjetivo+substantivo: os dois elementos vão para o plural.
5) Verbo+palavra invariável: ficam invariáveis (o cola tudo/os cola tudo).
 6) Verbos de sentido oposto: o leva-e-traz/os leva-e-traz.
10) Classifique as palavras abaixo utilizando o seguinte esquema: aumentativo analítico (1), aumentativo sintético (2), diminutivo analítico (3) e diminutivo sintético (4):
a) cachorro grande:    e) garrafão:        i) riacho:         m)malote:

b) obra gigantesca:     f) calhamaço:     j) vilarejo:       n) rapagão:

c) gato pequeno:        g) fornalha:        k) livreco:        o) moçoila:

d) corte minúscula:     h) barcaça:        l) amiguinho:    p)casarão:

11) Os substantivos abaixo estão flexionados no grau aumentativo ou diminutivo. Indique para cada um deles o grau normal:
a) ruela:                                    d) povaréu:               g) manzorra:
b) glóbulo:                                e) casulo:                  h) saleta:
c) sineta:                                   f) viela:                    i) fogaréu:

Revendo:
Aumentativo analítico: quando o substantivo é empregado ao lado de um adjetivo que indique aumento. Aumentativo sintético: quando o substantivo é formado por meio de sufixos que indiquem aumento. Diminutivo analítico: quando o substantivo é empregado ao lado de um adjetivo que indique diminuição. Diminutivo sintético: quando é formado por meio de sufixos que indiquem diminuição.

Artigo
* É a palavra que acompanha e determina o substantivo.
SINGULAR
PLURAL
DEFINIDO
A
AS
FEMININO
DEFINIDO
O
OS
MASCULINO
INDEFINIDO
UMA
UMAS
FEMININO
INDEFINIDO
UM
UNS
MASCULINO

Exercício:

1) classifique os artigos nas frases abaixo em: definido/indefinido, masculino/feminino, singular/plural:

a) O dia está ensolarado.

b) Fiz um comercial para a televisão.

c) Marcamos uma viagem e saímos para fazemos umas compras.

d) As provas foram difíceis.

e) Saí às pressas da escola.

Adjetivo
* É a palavra que dá qualidade ao substantivo; modificam os substantivos, atribuindo-lhes certas características, como qualidades, defeitos, estados, modos de ser ou aspectos.

* Como os substantivos, os adjetivos também podem (ou não) se originar de outra palavra.

Adjetivos primitivos - são aqueles que não se originam de outra palavra. EX.: verde, frio.

Adjetivos derivados - são aqueles que se originam de outra palavra. EX.: esverdeado, friorento.
Adjetivo simples - são aqueles formados por um só elemento. EX.: selvagem, indiano.

Adjetivo composto - são aqueles formados por mais de um elemento. EX.: indoeuropeu (nova ortografia).

Adjetivos pátrios ou gentílicos - são aqueles que indicam o lugar de origem de alguém ou de alguma coisa ou a nacionalidade. EX.: poeta mineiro, revista americana, brasileiro, cantoras ítalo-inglesas, consulado luso-brasileiro.

Gênero biforme (flexão do adjetivo) - apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino. EX.: moço formoso/moça formosa (amoroso, amorosa, ateu, ateia, bom, boa, réu, ré).

Gênero uniforme (flexão do adjetivo) - apresentam uma única forma para o masculino e para o feminino. EX.: garçom gentil/garçonete gentil (feliz, cortês, audaz, ruim, útil, veloz).

Número do adjetivo: variam como os substantivos. EX.: abajur lilás (abajures lilases); anel igual (anéis iguais); som ruim (sons ruins)-(bom, bons, fácil, fáceis).

Locução Adjetiva
* É o conjunto de palavras que tem valor de adjetivo.
EX.: Amor de mãe = amor materno/ Porto de rio = porto fluvial.
Vejamos alguns exemplos:
abdominal – de abdome           infantil, pueril – de criança
apícola – de abelha                  coreográfico – de dança
sacarino – de açúcar                daltônico – de daltonismo
anímico – de alma                    digital – de dedo
discente – de aluno                  diabólico – de diabo
erótico – de amor                    adamantino – de diamante
anular – de anel                       pecuniário – de dinheiro
aracnídeo – de aranha               jurídico – de Direito
sideral – de astros                     ébrio – de embriaguez
ótico – de visão                         herbáceo – de erva
biliar – de bílis                          uxoriano – de esposa
episcopal – de bispo                  gástrico, estomacal – de estômago
bucal, oral – de boca                 estelar – de estrela
bovino – de boi                          fabril – de fábrica
agreste, rural – de campo          farináceo – de farinha
pluvial – de chuva                      feroz, ferino – de fera
urbano, citadino – de cidade      filial – de filho
colubrino, ofídico –de cobra       glacial –de gelo
cardíaco – de coração                 bélico –de guerra

Exercícios:
1) Substitua as locuções adjetivas em destaque pelo adjetivo correspondente:

a) Carne de boi.                          e) Úlcera do estômago.

b) Defeito de audição.               f) Riqueza de faraó.

c) Região da cidade.                  g) Impressão de dedo.

d) Insuficiência do coração.      h) Congresso Mundial de Guerra.

2) Classifique os adjetivos em: primitivos ou derivados, simples ou compostos:
a) mal-educado:                e) grande:                      i) feliz:

b) doce:                             f) pequeno:                   j) esperto:

c) trabalhador:                  g) alto:                          k) gorduroso:

d) amarelado:                    h) sonoro:                     l) azul-escuro:

3) Dê o adjetivo pátrio das seguintes nacionalidades:
a) Argélia:                  c) Egito:                      e) Milão:

b) Bélgica:                  d) Grécia:                    f) Rio Grande do Sul:

Grau do adjetivo
* É a flexão que expressa a intensidade com que o adjetivo caracteriza o substantivo. Além do grau normal, existem outros dois: comparativo e superlativo.
* O grau comparativo pode ser:
- Relaciona duas características de um mesmo ser ou uma característica de dois seres estabelecendo uma comparação.



Superioridade
Analítico: formado com o auxílio do advérbio mais e tem o segundo termo regido de que (do que).

 Ele é mais estudioso que (do que) o seu irmão. / A prova foi mais longa que difícil.
Superioridade
Sintético: formado com palavras: melhor, maior, pior e tem o segundo termo regido de que (do que).

Ele é maior que (do que) o seu irmão.
Igualdade
Formado com o auxílio do advérbio tão e tem o segundo termo regido de quanto ou como.
Ele é tão estudioso quanto (como) o seu irmão. / A prova foi tão longa quanto difícil.
Inferioridade
Formado com o auxílio do advérbio menos e tem o segundo termo regido de que (do que).
Ele é menos estudioso que (do que) o seu irmão.

* O grau superlativo pode ser:
- Indica que uma característica é atribuída em máxima intensidade ao ser.

Absoluto: quando uma característica é atribuída a um único ser, isoladamente.
Analítico: formado com o auxílio de um advérbio de intensidade e um adjetivo.
É rico e muito estudioso/ Este trabalho é excessivamente fácil.
Absoluto
sintético: formado por um adjetivo e com o emprego de um dos sufixos: íssimo/érrimo/imo.


 Luciano é inteligentíssimo/Aquele mestre é celebérrimo/Estes problemas são dificílimos.
Relativo: quando uma característica é atribuída a um ser, associando-o a outros seres que também a apresentam.
de superioridade: formado com o auxílio das palavras o e mais e tem o segundo termo regido de "de".
Ele é o mais estudioso de todos/ Essa igreja é a mais antiga da cidade.
Relativo
de inferioridade: formado com o auxílio das palavras o e menos e tem o segundo termo regido de "de".
 Ele é o menos estudioso de todos/ Carlos é o menos esforçado do grupo.
Relativo:
sintético:
Ele é o maior da classe.
Relativo
analítico
Ele é o mais alto da classe.

* Quadro de comparativos e superlativos irregulares:

Adjetivo
Comparativo de superioridade
Superlativo absoluto sintético
alto
baixo
bom
grande
mau
pequeno
superior
inferior
melhor
maior
pior
menor
supremo, sumo
ínfimo
ótimo
máximo
péssimo
mínimo

* O superlativo absoluto sintético pode apresentar-se em duas formas: popular (-íssimo) e erudito (-íssimo, -érrimo e-imo).

Vejamos alguns Superlativos absolutos sintéticos populares:


Adjetivo
Superlativo
Adjetivo
Superlativo
ágil
agilíssimo
bom
boníssimo
alto
altíssimo
cruel
cruelíssimo
amargo
amarguíssimo
doce
docíssimo
frio
friíssimo
magro
magríssimo
pobre
pobríssimo
baixo
baixíssimo

Vejamos alguns Superlativos absolutos sintéticos eruditos:

Adjetivo
superlativo
Adjetivo
Superlativo
acre
acérrimo
humilde
humílimo
ágil
agílimo
inimigo
inimicíssimo
agradável
agradabilíssimo
livre
libérrimo
alto
sumo, supremo
magro
macérrimo
amargo
amaríssimo
maléfico
maleficentíssimo
amável
amabilíssimo
mau
péssimo
amigo
amicíssimo
miserável
miserabilíssimo
antigo
antiquíssimo
negro
nigérrimo
baixo
ínfimo
notável
notabilíssimo
benéfico
beneficentíssimo
pequeno
mínimo
bom
ótimo
pessoal
personalíssimo
capaz
capacíssimo
pobre
paupérrimo
comum
comuníssimo
provável
probabilíssimo
difícil
dificílimo
público
publicíssimo
doce
dulcíssimo
respeitável
Respeitabilíssimo
eficaz
eficacíssimo
sábio
sapientíssimo
feliz
felicíssimo
sagrado
sacratíssimo
feroz
ferocíssimo
são
saníssimo
fiel
fidelíssimo
sério
seriíssimo
frio
frigidíssimo
terrível
terribilíssimo
grande
máximo
veloz
velocíssimo
visível
visibilíssimo
voraz
voracíssimo

Exercícios:
1) Coloque “U” para uniformes e “B” para adjetivos biformes nas seguintes palavras:
a) infeliz             d) mau             g) vencedor               j) português
b) bom                e) plebeu          h) otimista                k) superior
c) paulista          f) judeu            i) paciente                 l) ignorante

2) Reconheça o grau em que se encontram os adjetivos nas seguintes frases:

a) Aquele rapaz é muito elegante.
b) Débora é disciplinadíssima.
c) Esta prova foi a mais difícil de todas que fizemos.
d) Esta prova foi a menos difícil de todas que fizemos.
e) Renato é o melhor aluno da classe.
f) Manuel é tão estudioso quanto seu irmão.
g) Carlos é menos atencioso que Roberto.
h) Ele é mais esperto que seu primo.
i) Maurício é o menor aluno da classe.
j) Ele é maior do que sua irmã.

3) Dê o superlativo absoluto sintético erudito dos adjetivos:
a) baixo                          e) cruel                          i) humilde
b) geral                          f) negro                          j) notável
c) pessoal                      g) pequeno                     k) pobre
d) sábio                         h) simples                       l) sensível



Loteria dos adjetivos
4) Sublinhe o adjetivo na frase e marque com um “X” na coluna da sua classificação. Preste atenção porque pode haver mais de uma classificação para o mesmo adjetivo.
Frases
Primitivo
Derivado
Simples
Composto
Pátrio

É claro que ele é luso-brasileiro.






Ele foi elogiado pelo seu bom comportamento.






Mamãe é uma pessoa maravilhosa.






Os dançarinos são florianopolitanos.






A manequim exibia um vestido verde.






Osbirvânio demonstra coragem.






A mulher é corajosa.






O palestrante é acreano.






A bandeira é auriverde.






5) Classifique o gênero dos adjetivos.                                                                                  6) Classifique o grau dos adjetivos.
2) palavras
Biforme
Uniforme
3) Frases
Superlativo
Comparativo

anterior



Isso tudo está claríssimo.



audaz



Ele é tão estudioso quanto o seu irmão.



amoroso



É rico e muito estudioso.



ativo



Este trabalho é excessivamente fácil.



cortês



Ele foi considerando o pior aluno entre os 3º anos.



réu



Ele é o menos estudioso de todos.



chinesa



Somos péssimos pesquisadores






Pronomes
*São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa-se os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou pessoas de quem fala.

PRONOMES PESSOAIS RETOS E OBLÍQUOS


PESSOAS DO DISCURSO
RETOS
OBLÍQUOS
1ª pessoa singular
Eu
Me, mim, comigo.
2ª pessoa do singular
Tu
Te, ti, contigo.
3ª pessoa do singular
Ele/ela
O, a, lhe, se, si, consigo.
1ª pessoa do plural
Nós
Nos, conosco.
2ª pessoa do plural
Vós
Vos, convosco.
3ª pessoa do plural
Eles/elas
Os, as, lhes, se, si, consigo.

 

PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO

Os pronomes de tratamento são usados no trato cerimonioso ou informal. Pertencem à 2ª pessoa, mas são utilizados com o verbo na 3ª pessoa.
PRONOME
ABREVIATURA
USADO PARA
Você
V.
Tratamento familiar
Senhor (a)
Sr. Sra.
No tratamento respeitoso às pessoas
Vossa Senhoria
V.S.ª
Pessoas de cerimônia, principalmente em correspondências comerciais.
Vossa Excelência
V. Ex.ª
Altas autoridades: presidentes da República, senadores, deputados.
Vossa Eminência
V. Em. ª
Cardeais
Vossa Alteza
V.A.
Príncipes e duques
Vossa Santidade
V.S
O Papa
Vossa Majestade
V.M.
Reis e rainhas

PRONOMES POSSESSIVOS
São aqueles que se referem às pessoas gramaticais e dão a ideia de posse.

PESSOA DO DISCURSO
PRONOME POSSESSIVO
1ª pessoa singular
Meu, minha, meus, minhas.
2ª pessoa singular
Teu, tua, teus, tuas.
3ª pessoa singular
Seu, sua, seus, suas.
1ª pessoa plural
Nosso, nossa, nossos, nossas.
2ª pessoa plural
Vosso, vossa, vossos, vossas.
3ª pessoa plural
Seu, sua, suas, suas.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

É aquele que indica o lugar, a posição que um ser ocupa em relação às pessoas do discurso.

 Posição no espaço: 
VARIÁVEIS
INVARIÁVEIS
Este, esta, estes, estas.
Isto (1ª pessoa)
Esse, essa, esses, essas.
Isso (2ª pessoa)
Aquele, aquela, aqueles, aquelas.
Aquilo (3ª pessoa)

Há outras palavras que podem aparecer como pronomes demonstrativos:
Mesmo, mesma, mesmos, mesmas, tal, tais, próprio, próprias, próprios, próprias, o, a, os, as, semelhante, semelhantes.

PRONOME INDEFINIDO
É a palavra que indica a terceira pessoa do discurso de modo indeterminado.
São pronomes indefinidos invariáveis (3ª pessoa singular):
Alguém, ninguém, algo, tudo, nada, cada, outrem etc.
São pronomes indefinidos variáveis (3ª pessoa singular):
Algum, alguma, nenhum, qual, outro, outra, todo, toda, certo, certa, muito, pouco, qualquer, um, uma.
São pronomes indefinidos variáveis (3ª pessoa plural):
Alguns, algumas, nenhuns, quais, outros, outras, todos, todas, certos, certas, muitos, poucos, quaisquer, uns, umas.

PRONOME INTERROGATIVO
É aquele que introduz uma frase interrogativa.
Pronomes interrogativos invariáveis: que quem
Pronomes interrogativos variáveis: qual, quanto, quais, quantos.

PRONOME RELATIVO
É a palavra que representa um substantivo anterior com o qual se relaciona.
Pronomes relativos invariáveis: que, quem, onde, quando, como.
Pronomes relativos variáveis: quanto, o qual, cujo, quantos, os quais, cujos.
LOCUÇÃO PRONOMINAL:
É o grupo de palavras que têm o mesmo valor de um pronome:
EX.: Todo aquele que se esforça será recompensado.
EX.: Cada um deve fazer as suas lições.

FLEXÃO DO PRONOME
Os pronomes variam em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª pessoa). Ex.: Meu amigo... Meus amigos... Teus amigos.

Exercícios:
1) Substitua as palavras em destaque por pronomes pessoais reto, oblíquo ou de tratamento:

a) Vera e eu gostamos de ler.
b) As mulheres já se emanciparam.
c) Arthur vai a Europa.
d) Tu e ele viajais muito.
e) Marcos quer falar com você e comigo.
f) Encontrei amigos naquela viagem.
g) Elisabeth trouxe para mim este colar.
h) Viemos pedir a ajuda do senhor, padre.
i) Ofereço a você este anel.
j) O papa visitou os favelados.


2) Faça como o modelo:
a) Esta caneta pertence-lhe/ Esta caneta é sua.
b) Os relógios pertencem-nos.
c) O livro pertence-te.
d) O casaco pertence-me.
e) Aqueles objetos pertencem-lhe.
3) Complete as frases com os pronomes demonstrativos: aquela, essa, esta, mesmo, aquilo, a, próprio, o.
a) __________revista que você está lendo é interessante?
b) Sim, _________revista é ótima.
c) É__________que você leu ontem?
d) Veja__________lá! Parece um disco voador!
e) Foi ele__________quem recebeu o recado.
f) Ernesto viajou em seu___________carro.
g) Cantaram três músicas: _______que mais agradou foi a segunda.
h) _________que passou, passou.
4) Complete as frases com pronomes indefinidos: ninguém, alguns, toda, tudo, qualquer.
a) ___________pessoa do bairro sabe disso.
b) ____________sairá bem, não se preocupe.
c) Tenho_______parentes em Salvador.
d) A família_________espera ansiosa por notícias.
e) Não costumo maltratar___________.
5) Complete as frases com os pronomes interrogativos: quem, qual, quantos, que, quanta:
a) __________alunos foram aprovados?
b) __________foi o resultado do jogo?
c) Com____________você está falando?
d) Você reparou_____________gente estava presente ao comício?
e) O________houve?
6) Complete as frases com pronomes relativos: que, cujo, onde, quem, quais:
a) A rua__________moro é arborizada.
b) Qual é o pronome__________emprego você acha mais difícil?
c) Adorei o relógio_______vi na vitrine.
d) Não sei o motivo por _____________ele se aborreceu.
e) O homem, a___________tanto amei, voltou.
f) Estes são os funcionários com os________posso contar sempre.
7) Informa a que pessoa do discurso pertence os pronomes pessoais destacados:
a) Apesar da busca, eu não o encontrei.
b) Eles aguardavam-no com ansiedade.
c) A saudade lhe trazia insegurança e tristeza.
d) Pediram-me o impossível.
e) Nada mais existe entre mim e ele.

ADVÉRBIO
* É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo ou do próprio advérbio, exprimindo uma circunstância:
Lugar: aqui, ali, lá, acolá, cá, atrás, dentro, fora, perto, longe, abaixo, distante, além, adiante, acima etc.
Tempo: hoje, ontem, amanhã, agora, depois, já, antes, nunca, tarde, jamais, raramente, logo, cedo, outrora, breve etc.
Modo: bem, mal, assim, depressa, devagar, tristemente, educadamente, melhor, pior e quase todos terminados em “mente”.   
Afirmação: sim, realmente, certamente etc.
Intensidade: bem, bastante, demais, mais, menos, muito, pouco, tão, demasiado, tanto, quão, quanto etc.      Negação: não.  
Dúvida: talvez, provavelmente, porventura, acaso etc.

ADVÉRBIOS INTERROGATIVOS:
* De Lugar: onde?, aonde?, de onde?
* De Tempo: quando?
* De Modo: como?
* De Causa: por que?
Quando empregados em interrogativas:
Diretas                                                         Indireta
Onde você está                           Não sei aonde vais.
De onde você está chegando?     Diga-me de onde ele voltará.
Quando você voltará?                Ninguém sabe quando ele voltará.
Como você chegou até lá?          Não sei como você chegou até lá.
Por que estás triste?                   Quero saber por que estás triste.

LOCUÇÃO ADVERBIAL:
* É um conjunto de palavras que tem o mesmo valor de um advérbio. Vejamos as mais comuns:

Com certeza, sem dúvida, de muito, de pouco, à direita, à esquerda, à distância, ao lado, de longe, de perto, às vezes, à toa etc.

Exercícios:
1) Sublinhe e classifique os advérbios e as locuções adverbiais nas frases abaixo:
a) Estávamos muito longe quando nos lembramos do pacote.

b) Provavelmente amanhã ele chegará mais cedo para podermos conversar.

c) Já anunciaram que brevemente exibirão filmes mais interessantes.

d) Fiquei realmente preocupada ao saber que vocês não haviam chegado ainda.

e) Ele supera rapidamente todos esses problemas.

f) Às vezes penso nos problemas mais graves.

g)Com certeza eu irei à festa. Ou talvez fique em casa?


2) Preencha as frases abaixo com os advérbios que estão nos parênteses:
a) As crianças saíram­­­ (*) quando o diretor chegou. (modo)
b) Saímos (*) cedo. (tempo+intensidade)
c) Ele falou sobre o assunto (*) quanto papai. (intensidade) (modo)
d) Rudineivaldo me telefona (*) frequentemente do que você. (intensidade)
e) (*) os escritores se apresentaram timidamente. (tempo/intensidade)
f) (*) irei à uma festa vestida de pijama, mas (*) tenho que trabalhar um (*) . (tempo/tempo/intensidade/intensidade)
g) Você foi (*) bem nas provas, mas (*) e descuida e vai (*) por (*) estudar.
(modo+mente/locução adverbial/intensidade/modo/negação)



INTERJEIÇÃO
*Exerce comunicação através de sentimentos ou emoções.
Vejamos algumas:
ALEGRIA: ah!oh!oba!eh!
ANIMAÇÃO: coragem!avante!eia!
ADMIRAÇÃO: puxa!ih!oh!nossa!
APLAUSO: bravo!viva!bis!muito bem!
DESEJO: tomara!Oxalá!
DOR: ai!ui!
SILÊNCIO: psiu!silêncio!
SUSPENSÃO: alto!basta!
INDIGNAÇÃO: irra!fora!
CHAMAMENTO OU SURPRESA: oi!olá!ô!
ADVERTÊNCIA: atenção!cuidado!
AJUDA: socorro!
LOCUÇÃO INTERJETIVA
Conjunto de palavras que tem o mesmo valor de uma interjeição.
*Minha Nossa!    Puxa vida!        Minha Nossa Senhora!
*Deus me livre!   Raios te partam!       Meu Deus!  
*Que maravilha!  Ora bolas!       Ai de mim!
EXERCÍCIO:
1) Sublinhe a interjeição ou locução interjetiva e classifique-as:
a) Bravo! Você acertou!
b) Olá! Como vai?
c) Ui!Ui! Como dói este arranhão!
d) Ó menino, largue isso!
e) Tomara que consigas muito sucesso!
f) Puxa! Como elas estão bonitas!
g) Basta! Minha paciência esgotou-se!
h) Meu Deus! O que é isso?
i) Ai de mim! O que irá acontecer agora?

PREPOSIÇÕES
* É a palavra que relaciona dois termos de uma oração entre si, de tal forma que o antecedente é completado pelo conseqüente:
EX.: Papai discorda (antecedente) de (preposição) você (conseqüente).
*Que relacionam as demais palavras: de, por, em, a, ante, após, até, com, contra, desde, entre, para, perante, sem, sob, sobre, trás.        
CONTRAÇÃO:                    
De
de + o = do
de + ele = dele
de + este = deste
de + isto = disto
de + esse = desse
de + isso = disso
de + aquele = daquele
de + aqui = daqui
de + ali = dali
Em
em + o = no
em + ele = nele
em + este = neste
em + isto = nisto
em + esse + nesse
em + isso = nisso
em + aquele + naquele
em + algum = nalgum
em + outro = noutro/noutra
em + um = num
Per  -   A
per + o = pelo            per + a = pela           
per + os = pelos
per + as = pelas
a + a = à
a + as = às
a + aquele = àquele
a + aquela = àquela
a + aquilo = àquilo
COMBINAÇÃO:
a + o = ao
a + os = aos
a + onde = aonde


LOCUÇÃO PREPOSITIVA:
Abaixo de, acima de, além de, embaixo de, em cima de, longe de, de acordo com, ao lado de, ao redor de, em vez de, junto a etc.
Exercícios:
1) Sublinhe com um traço as preposições e com dois as locuções prepositivas nas frases a seguir:
a) Estávamos com saudades da escola.
b) Acima de tudo coloco a minha palavra.
c) Eles viajaram para Londres durante as férias.
d) Não estou de acordo com isso.
e) Estamos sem aula desde a semana passada.
f) Longe de mim tal ideia!

2) Sublinhe as contrações e circule as combinações:
a) Não faças disto um hábito!
b) Fica tranqüilo pelo amor de Deus!
c) Gostaria de saber aonde colocaram meu lápis.
d) Aos sábados costumo levá-los ao parque.
e) Deste assunto trataremos noutra ocasião.
f) Assisti àquele filme no domingo.

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS:
* São as que associam dois termos da oração ou duas orações independentes - Marleide e Lívia são secretárias. / Os alunos chegaram, mas o professor estava em reunião.
Podem ser:
Aditivas: expressão adição: e, nem, também etc.: Alfredo não veio, nem telefonou.
Adversativas: expressam adversidade: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, senão etc.: Sofri muito, porém espero uma recompensa.
Alternativas: expressam escolha ou alternativa: ou... ou,ora...ora, já...já, quer...quer, seja...seja etc.:O professor ora brinca, ora fala sério.
Conclusivas: expressam conclusão: logo, pois, portanto, por conseguinte, por conseqüência, por isso etc.: Sônia estudou bastante, portanto fará uma boa prova.
Explicativas: expressam motivo, explicação: que, porque, pois, porquanto etc.: Vamos logo, que o trem vai partir. / não falemos alto, porque as crianças estão dormindo. 

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS:
 * São as que unem orações que se completam, sendo a segunda dependente da primeira – Falava enquanto comia. / Chovia quando chegamos.
Podem ser:
Condicionais: expressam condição: se, caso, salvo se, contanto que, uma vez que etc.: Se você não vier, não haverá almoço.
Causais: expressam causa: porque, já que, que, pois, porquanto etc.: Não comi o mamão porque ele está verde.
Comparativas: expressam comparação: como, assim como, tal qual, tal como, mais... que (do que) etc.: O lutador é forte como um touro.
Conformativas: expressam conformidade: segundo, conforme, consoante, como etc.: Cida fez o trabalho conforme o professor pediu.
Concessivas: expressam concessão: embora, ainda que, mesmo que, posto que, se bem que etc.: Ainda que tivesse dinheiro, não compraria aquela casa.
Integrantes: introduzem orações substantivas: que, se: Seu Antônio não sabe se voltará hoje.
Finais: expressam finalidade: para que, a fim de que, que etc.: Papai tudo fez a fim de que tivéssemos acesso ao diploma.
Consecutivas: expressam conseqüência: tal... que, tão...que, tamanho...que, de sorte que, de forma que, de modo que etc.: Amanda levou tamanho susto que desmaiou.
Proporcionais: expressam proporcionalidade: à proporção que, à medida que, quanto mais... tanto mais etc.: Quanto mais falava, mais vontade tinha.
Temporais: expressam tempo: quando, enquanto, logo que, depois que etc.: Enquanto entrávamos na água, as crianças brincavam na areia.
LOCUÇÃO CONJUNTIVA:
* É o grupo de palavras que tem o valor de uma conjunção. Muitas vezes as conjunções se confundem com as locuções. Vejamos algumas locuções:
Se bem que, no entanto, por mais que, por menos que, uma vez que etc.
EXERCÍCIOS:
1) Destaque e classifique as conjunções coordenativas:
a) Eles chegaram cedo, porém nós já estávamos lá.

b) Ele me disse o seu nome e me deu seu telefone.

c) Convide-a insistentemente ou ela não irá conosco.

d) Suba pela escada, pois o elevador não está funcionando.

e) Esqueci o talão de cheques, logo não pude pagar as contas.

f) A proposta era ótima, mas a casa não estava à venda.

g) Viajaremos juntos quer chova quer faça sol.

h) Marcos não me esperou, nem deixou recado.

i) Hoje estou desocupada, portanto podemos conversar.

j) Não me peça desculpas, que não há o que desculpar.

2) Destaque e classifique as conjunções subordinativas:
a) A mulher é mais inteligente do que muitos pensam.

b) Nada direi se você me contar o segredo.

c) Não poderemos sair enquanto estivermos elaborando os exercícios.

d) Quanto mais ele grita, menos o ouvem.

e) Ninguém me perguntou se a solução me agradava.

f) Tamanho era o barulho que não entendi o que ele falou.

g) Vendemos a casa porque era muito grande para papai.

h) Passarei em sua casa, conforme combinamos.

i) Mesmo que não tenha chance, ele faz tudo para vencer.

j) Procurei falar pausadamente, para que todos entendessem.





VERBOS
* É a palavra que indica ação (movimento), estado (situação) ou fenômeno (fato).

* Os verbos flexionam-se em (flexões verbais): * Modo: indicativo, subjuntivo, imperativo. *Tempo: presente, pretérito, futuro. *Pessoa: 1ª, 2ª, 3ª. *Número: singular, plural. * Forma nominal do verbo: (infinitivo) – tem a função de um substantivo: escrever/falar/ andar. (gerúndio) – tem a função de um advérbio: escrevendo/andando/partindo. (particípio) – tem a função de um adjetivo: resolvidos/comprado/

* Verbos quanto à flexão: (regular) – é aquele cujo radical se mantém inalterado e as suas desinências são as mesmas do paradigma (modelo) da conjugação: cantar, dever, partir (irregular) – é aquele que apresenta alterações em seu radical ou em suas desinências, ou em ambos: ir/foi/vai.

* Verbos quanto à função: (principal) – é aquele que conserva seu significado pleno na estrutura frásica em que é empregado: Comprei algumas frutas. (auxiliar) – é aquele que participa da formação dos tempos compostos, na formação da voz passiva e nas locuções verbais. São auxiliares os verbos: ser, estar, ter e haver. Podem ser empregados como verbos auxiliares: andar, ir e vir.

EXERCÍCIOS:
1) Classifique os verbos em destaque quanto à sua função: principal ou auxiliar:
a) Aquela tinha sido a minha oportunidade.

b) Eu tinha uma resposta pronta para você.

c) Como estava chovendo, andava muito depressa.

d) Naquele sábado chovia muito.

e) Ele anda dizendo coisas muito esquisitas.


2) Marque ao lado de cada palavra: G para gerúndio, P para particípio e I para infinitivo:
a) sorrindo       e) falar                    i) pondo               m) copiando
b) calado        f) maltratando          j) substituído        n) escondido
c) ridicularizar       g) cobiçado        k) atrever             o) atar
d) pago            h) subir                    l) retendo             p) atado

3) Dê o tempo, o modo, a pessoa ou a forma nominal dos verbos abaixo:
a) deu                                    g) podia                      m) surrar
b) gritasse                              h) xingar                     n) colar
c) faria                                   i) estirava                   o) colado
d) afastaria                             j) arriada                    p) colando
e) ficaria                                k) metia                      q) afastando
f) colado                                 l) dava                        r) afastar

NUMERAL:
*É a palavra que dá ideia de quantidade, ordem, múltiplo ou fração. São eles:
* Arábico * Cardinal * Ordinal * Multiplicativo * Fracionário * Romano.


NUMERAIS COLETIVOS:
Certos numerais indicam um conjunto de seres. Eles indicam número delimitado. Eis alguns deles:

casal – par, composto de macho e fêmea
centena – de cem
década – período de dez anos
dezena – de dez
dúzia – de doze
grosa – doze dúzias
lustro – período de cinco anos
milênio – período de mil anos
novena – período de nove dias
quadriênio – período de quatro anos
quarentena – período de quarenta dias
quinquênio – período de cinco anos
quinzena – período de quinze dias
século – período de cem anos

* Cardinal ou Ordinal: nas enumerações de século, rei, papa, capítulo (ou mesmo partes de uma obra), empregam-se os ordinais de um a dez e os cardinais de onze em diante:
Século I (século primeiro)     Século XI (século onze)
Paulo VI (Paulo sexto)          João XXIII (João vinte e três) 
Século X (século décimo)     Capítulo XX (capítulo vinte)

* Quando o numeral romano anteceder o substantivo, deve ser lido sempre como ordinal:

III capítulo – terceiro capítulo
IV século – quarto século


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