CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
Na
língua portuguesa existe um número muito grande de palavras. Essas palavras são
agrupadas em dez classes, usando-se o critério morfológico.
MORFOLOGIA - É a parte da gramática que estuda a
formação e as classes de palavras. Sua função é auxiliar na identificação das
palavras. As palavras têm diferentes funções e características, que apresentam
uma distribuição em classes:
*substantivo
*artigo *adjetivo *numeral *pronome * verbo *advérbio *preposição *conjunção *interjeição.
As classes
de palavras subdividem-se em:
Variáveis: são
as palavras que se flexionam. São elas:
Substantivo:
gato, professor
Artigo: o, a
Adjetivo: lindo,
velho
Numeral: dois,
terceiro
Pronome: eu
aquele
Verbo: estar, vender
Invariáveis: são as palavras que não se flexionam. São elas:
Advérbio: muito,
ontem
Preposição: em,
para
Conjunção: e,
embora
Interjeição: ah! Ó!
OBS.: 1) Embora
considerado palavra invariável, o advérbio admite a flexão de grau. Veja: Eles
me cumprimentaram educadissimamente. 2) Gramáticos como Celso Cunha e
Lindley Cintra consideram a interjeição como vocábulo-frase e a excluem de
qualquer classificação.
Exercícios:
1) Classifique as palavras em: Variáveis ou Invariáveis
a) carro- e) antigo- i) hoje- m) colorido-
b) sétimo- f) entretanto- j) quando- n) porém-
c) sofrer- g) estar- k) até- o) menos-
d) um- h) ui!- l) mas- p) oba!
2) Nas frases abaixo, complete-as com as variações das
palavras do quadro:
primeiro – fazer –
colorido – casa – doce -
aquele
|
a)
Sua
gravata era _______________________.
b) As___________________eram de
brinquedo.
c)
Gostamos
muito daqueles_______________.
d) Carla é a ________________aluna da
classe.
e)
Está________________________muito
frio.
f)
________________pessoas
eram simpáticas.
Substantivo
* É a palavra que dá nome a pessoas, animais, lugares, coisas e seres em
geral.
Exercícios:
1) Sublinhe os substantivos do trecho abaixo:
“O relógio da torre do solar do
marquês de Ribafria dava solene as doze badaladas da meia-noite, as últimas
desse ano... perdoem-me... a minha discrição não permite datá-lo – é um segredo
que não me pertence!” (Manuel de Lima).
2) Retire do trecho da atividade anterior um substantivo:
a) próprio- c) primitivo- e) comum- g) derivado-
b) concreto- d) simples- f) abstrato- h) composto-
3) Forme substantivos abstratos de:
a) alegre: b) paciente: c) secreto: d) atencioso:
4) Dê o coletivo de:
a) abelhas: e)
montanhas:
b) cebolas, alhos: f) mapas:
c) burros: g) cães:
d) examinadores: h) gafanhotos:
5) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque por
outro gênero do substantivo, fazendo as devidas mudanças necessárias:
a) Meu tio é esforçado.
b) Nosso padrinho é idoso.
c) O macaco é engraçado.
d) O ladrão foi detido pelo dono da loja.
e) O ator e o diretor do filme são amigos.
f) No sítio de vovô havia bois,
cavalos, patos, galos e um gato malhado.
6) Dê o feminino dos seguintes substantivos abaixo:
a) anão- e)
gigante-
b) zangão- f)
carneiro-
c) genro- g)
frade-
d) aviador- h) bode-
7) Identifique o gênero dos substantivos abaixo relacionados, pelo
acréscimo do artigo (o/a):
a) guaraná: e) alface: i) champanha:
b) dó: f) omelete: j) lança-perfume:
c) omoplata: g) cal: k) clã:
d) telefonema: h) sardinha: l) grama (unidade de medida):
8) Classifique as palavras abaixo em: 1) epicenos/ 2) comum de dois/ 3)
sobrecomuns:
a) a águia: e) o agente: i) o carrasco:
b) a baleia: f) o colega: j) a vítima:
c) o papagaio: g) o intérprete: k) o sujeito:
d) o jacaré: h) o alpinista: l) a criatura:
Relembrando:
Epicenos: são os que precisam das palavras macho
e fêmea para diferenciar o gênero (tatu macho/tatu fêmea).
Comuns de dois: são os que
têm o gênero indicado pelo artigo e pelo pronome. O substantivo comum de dois
apresenta a mesma forma para ambos os gêneros (o artista/a artista).
Sobrecomuns: são os que apresentam uma só forma
para os dois gêneros. Alguns substantivos sobrecomuns aparecem no masculino e
outros no feminino (o guia/a testemunha).
Gênero Incerto: alguns substantivos apresentam gênero
incerto, ainda não rigorosamente determinado: o apêndice (parte anexa); o
champanha (vinho espumante); o eclipse (fenômeno astronômico); o guaraná
(bebida); o telefonema (chamada telefônica); a cal (substância branca...); a
cólera (ira); a comichão (coceira); a personagem/o personagem; a laringe/o
laringe; o diabetes/a diabetes/o diabete/a diabete...
9) Dê o plural dos substantivos compostos:
a) guarda-roupa:
b) busca-pé: e) pão de ló: h) pé-de-moleque:
c) autorretrato- f) quinta-feira- i) salário-família:
d) quebra-mar- g) ave-maria: j) amor-perfeito:
Relembrando (Plural dos substantivos):
1) Quando a palavra tiver um verbo, palavra
invariável+substantivo, adjetivo: o segundo elemento vai para o plural.
2) Quando os substantivos estiverem
unidos por preposição: o primeiro elemento vai para o plural.
3) Quando tiver um
substantivo+substantivo determinante específico: o primeiro elemento vai para o
plural.
4) Quando tiver substantivo+adjetivo
ou adjetivo+substantivo: os dois elementos vão para o plural.
5) Verbo+palavra invariável: ficam
invariáveis (o cola tudo/os cola tudo).
6) Verbos de sentido oposto: o leva-e-traz/os
leva-e-traz.
10) Classifique as palavras abaixo utilizando o seguinte
esquema: aumentativo
analítico (1), aumentativo sintético (2), diminutivo analítico (3) e diminutivo
sintético (4):
a) cachorro grande: e) garrafão: i) riacho: m)malote:
b) obra gigantesca: f) calhamaço: j) vilarejo: n) rapagão:
c) gato pequeno: g) fornalha: k) livreco: o) moçoila:
d) corte minúscula: h) barcaça: l) amiguinho: p)casarão:
11) Os substantivos abaixo estão flexionados no grau aumentativo ou
diminutivo. Indique para cada um deles o grau normal:
a) ruela: d)
povaréu: g) manzorra:
b) glóbulo: e) casulo: h) saleta:
c) sineta: f)
viela: i) fogaréu:
Revendo:
Aumentativo analítico: quando o substantivo é empregado ao lado de um adjetivo que
indique aumento. Aumentativo sintético:
quando o substantivo é formado por meio de sufixos que indiquem aumento. Diminutivo analítico: quando o
substantivo é empregado ao lado de um adjetivo que indique diminuição. Diminutivo sintético: quando é
formado por meio de sufixos que indiquem diminuição.
Artigo
* É a palavra que acompanha e determina o substantivo.
SINGULAR
|
PLURAL
|
||
DEFINIDO
|
A
|
AS
|
FEMININO
|
DEFINIDO
|
O
|
OS
|
MASCULINO
|
INDEFINIDO
|
UMA
|
UMAS
|
FEMININO
|
INDEFINIDO
|
UM
|
UNS
|
MASCULINO
|
Exercício:
1) classifique os artigos nas frases abaixo em: definido/indefinido,
masculino/feminino, singular/plural:
a) O dia está ensolarado.
b) Fiz um comercial para a televisão.
c) Marcamos uma viagem e saímos para
fazemos umas compras.
d) As provas foram difíceis.
e) Saí às pressas da escola.
Adjetivo
* É a palavra que dá qualidade ao substantivo; modificam os substantivos,
atribuindo-lhes certas características, como qualidades, defeitos, estados,
modos de ser ou aspectos.
* Como os substantivos, os adjetivos
também podem (ou não) se originar de outra palavra.
Adjetivos primitivos - são aqueles que não se originam de outra palavra. EX.: verde,
frio.
Adjetivos derivados - são aqueles que se originam de outra palavra. EX.: esverdeado,
friorento.
Adjetivo simples - são aqueles formados por um só elemento. EX.: selvagem, indiano.
Adjetivo composto - são aqueles formados por mais de um elemento. EX.: indoeuropeu (nova
ortografia).
Adjetivos pátrios ou gentílicos - são aqueles que indicam o lugar de origem de alguém ou de
alguma coisa ou a nacionalidade. EX.: poeta mineiro,
revista americana, brasileiro, cantoras ítalo-inglesas, consulado luso-brasileiro.
Gênero biforme (flexão do adjetivo) - apresentam uma forma para o masculino e outra para o
feminino. EX.: moço formoso/moça formosa (amoroso, amorosa, ateu, ateia,
bom, boa, réu, ré).
Gênero uniforme (flexão do adjetivo) - apresentam uma única forma para o masculino e para o
feminino. EX.: garçom gentil/garçonete gentil (feliz, cortês, audaz, ruim,
útil, veloz).
Número do adjetivo: variam como os substantivos. EX.: abajur lilás (abajures lilases); anel
igual (anéis iguais); som ruim (sons ruins)-(bom, bons, fácil, fáceis).
Locução Adjetiva
* É o conjunto de palavras que tem valor de adjetivo.
EX.: Amor de mãe = amor materno/
Porto de rio = porto fluvial.
Vejamos
alguns exemplos:
abdominal – de abdome infantil, pueril – de criança
apícola – de abelha coreográfico – de dança
sacarino – de açúcar daltônico – de daltonismo
anímico – de alma digital – de dedo
discente – de aluno diabólico – de diabo
erótico – de amor adamantino – de diamante
anular – de anel pecuniário – de dinheiro
aracnídeo – de aranha jurídico – de Direito
sideral – de astros ébrio – de embriaguez
ótico – de visão herbáceo – de erva
biliar – de bílis uxoriano – de esposa
episcopal – de bispo gástrico, estomacal – de
estômago
bucal, oral – de boca estelar – de estrela
bovino – de boi fabril – de fábrica
agreste, rural – de campo farináceo – de farinha
pluvial – de chuva feroz, ferino – de fera
urbano, citadino – de cidade filial – de filho
colubrino, ofídico –de cobra glacial –de gelo
cardíaco – de coração bélico –de guerra
Exercícios:
1) Substitua as locuções adjetivas em destaque pelo adjetivo
correspondente:
a) Carne de boi. e) Úlcera do
estômago.
b) Defeito de audição. f) Riqueza de faraó.
c) Região da cidade. g) Impressão de dedo.
d) Insuficiência do coração. h) Congresso Mundial de Guerra.
2) Classifique os adjetivos em: primitivos ou derivados, simples ou
compostos:
a) mal-educado: e) grande: i) feliz:
b) doce: f) pequeno: j) esperto:
c) trabalhador: g) alto: k) gorduroso:
d) amarelado: h) sonoro: l) azul-escuro:
3) Dê o adjetivo pátrio das seguintes nacionalidades:
a) Argélia: c) Egito: e) Milão:
b) Bélgica: d) Grécia: f) Rio Grande do Sul:
Grau do adjetivo
* É a flexão que expressa a intensidade com que o adjetivo
caracteriza o substantivo. Além do grau normal, existem outros dois: comparativo e superlativo.
* O grau comparativo pode ser:
- Relaciona duas características de um
mesmo ser ou uma característica de dois seres estabelecendo uma comparação.
Superioridade
|
Analítico:
formado com o auxílio do advérbio mais
e tem o segundo termo regido de que
(do que).
|
Ele é
mais estudioso que (do que) o seu irmão. / A prova foi mais
longa que difícil.
|
Superioridade
|
Sintético: formado
com palavras: melhor, maior, pior
e tem o segundo termo regido de que (do
que).
|
Ele é maior
que (do que) o seu irmão.
|
Igualdade
|
Formado com o auxílio do advérbio tão e tem o segundo termo regido de quanto ou como.
|
Ele é tão
estudioso quanto (como) o seu irmão. / A prova foi tão
longa quanto difícil.
|
Inferioridade
|
Formado com o auxílio do advérbio menos e tem o segundo termo regido de
que (do que).
|
Ele é menos
estudioso que (do que) o seu irmão.
|
* O grau superlativo pode ser:
- Indica que uma característica é
atribuída em máxima intensidade ao ser.
Absoluto: quando
uma característica é atribuída a um único ser, isoladamente.
|
Analítico: formado
com o auxílio de um advérbio de intensidade e um adjetivo.
|
É rico e muito estudioso/ Este trabalho é excessivamente fácil.
|
Absoluto
|
sintético:
formado por um adjetivo e com o emprego de um dos sufixos: íssimo/érrimo/imo.
|
Luciano é inteligentíssimo/Aquele mestre é celebérrimo/Estes problemas são dificílimos.
|
Relativo: quando
uma característica é atribuída a um ser, associando-o a outros seres que
também a apresentam.
|
de superioridade: formado com o auxílio das palavras o e mais e tem o
segundo termo regido de "de".
|
Ele é o mais estudioso de todos/
Essa igreja é a mais antiga da cidade.
|
Relativo
|
de inferioridade: formado com o auxílio das palavras o
e menos e tem o segundo termo
regido de "de".
|
Ele é o
menos estudioso de todos/
Carlos é o menos esforçado do grupo.
|
Relativo:
|
sintético:
|
Ele é o maior da classe.
|
Relativo
|
analítico
|
Ele é o mais alto da classe.
|
* Quadro de comparativos e superlativos irregulares:
Adjetivo
|
Comparativo de superioridade
|
Superlativo absoluto sintético
|
alto
baixo
bom
grande
mau
pequeno
|
superior
inferior
melhor
maior
pior
menor
|
supremo, sumo
ínfimo
ótimo
máximo
péssimo
mínimo
|
* O superlativo absoluto sintético
pode apresentar-se em duas formas: popular (-íssimo) e erudito (-íssimo,
-érrimo e-imo).
Vejamos alguns Superlativos absolutos
sintéticos populares:
Adjetivo
|
Superlativo
|
Adjetivo
|
Superlativo
|
ágil
|
agilíssimo
|
bom
|
boníssimo
|
alto
|
altíssimo
|
cruel
|
cruelíssimo
|
amargo
|
amarguíssimo
|
doce
|
docíssimo
|
frio
|
friíssimo
|
magro
|
magríssimo
|
pobre
|
pobríssimo
|
baixo
|
baixíssimo
|
Vejamos alguns Superlativos absolutos
sintéticos eruditos:
Adjetivo
|
superlativo
|
Adjetivo
|
Superlativo
|
acre
|
acérrimo
|
humilde
|
humílimo
|
ágil
|
agílimo
|
inimigo
|
inimicíssimo
|
agradável
|
agradabilíssimo
|
livre
|
libérrimo
|
alto
|
sumo, supremo
|
magro
|
macérrimo
|
amargo
|
amaríssimo
|
maléfico
|
maleficentíssimo
|
amável
|
amabilíssimo
|
mau
|
péssimo
|
amigo
|
amicíssimo
|
miserável
|
miserabilíssimo
|
antigo
|
antiquíssimo
|
negro
|
nigérrimo
|
baixo
|
ínfimo
|
notável
|
notabilíssimo
|
benéfico
|
beneficentíssimo
|
pequeno
|
mínimo
|
bom
|
ótimo
|
pessoal
|
personalíssimo
|
capaz
|
capacíssimo
|
pobre
|
paupérrimo
|
comum
|
comuníssimo
|
provável
|
probabilíssimo
|
difícil
|
dificílimo
|
público
|
publicíssimo
|
doce
|
dulcíssimo
|
respeitável
|
Respeitabilíssimo
|
eficaz
|
eficacíssimo
|
sábio
|
sapientíssimo
|
feliz
|
felicíssimo
|
sagrado
|
sacratíssimo
|
feroz
|
ferocíssimo
|
são
|
saníssimo
|
fiel
|
fidelíssimo
|
sério
|
seriíssimo
|
frio
|
frigidíssimo
|
terrível
|
terribilíssimo
|
grande
|
máximo
|
veloz
|
velocíssimo
|
visível
|
visibilíssimo
|
voraz
|
voracíssimo
|
Exercícios:
1) Coloque “U” para uniformes e “B” para adjetivos biformes
nas seguintes palavras:
a) infeliz d) mau g) vencedor j) português
b) bom e) plebeu h) otimista k) superior
c) paulista f) judeu i) paciente l) ignorante
2) Reconheça o grau em que se encontram os adjetivos nas seguintes frases:
a) Aquele rapaz é muito elegante.
b) Débora é disciplinadíssima.
c) Esta prova foi a mais difícil de
todas que fizemos.
d) Esta prova foi a menos difícil de
todas que fizemos.
e) Renato é o melhor aluno da classe.
f) Manuel é tão estudioso quanto seu irmão.
g) Carlos é menos atencioso que
Roberto.
h) Ele é mais esperto que seu primo.
i) Maurício é o menor aluno da classe.
j) Ele é maior do que sua irmã.
3) Dê o superlativo absoluto sintético erudito dos adjetivos:
a) baixo e) cruel i) humilde
b) geral f) negro j) notável
c) pessoal g) pequeno k) pobre
d) sábio h) simples l) sensível
Loteria
dos adjetivos
4) Sublinhe o adjetivo na frase e marque com um “X” na
coluna da sua classificação. Preste atenção porque pode haver mais de uma
classificação para o mesmo adjetivo.
Frases
|
Primitivo
|
Derivado
|
Simples
|
Composto
|
Pátrio
|
É claro que ele é
luso-brasileiro.
|
|
|
|
|
|
Ele foi elogiado pelo seu
bom comportamento.
|
|
|
|
|
|
Mamãe é uma pessoa
maravilhosa.
|
|
|
|
|
|
Os dançarinos são
florianopolitanos.
|
|
|
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|
|
A manequim exibia um vestido
verde.
|
|
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Osbirvânio demonstra
coragem.
|
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|
|
|
|
A mulher é corajosa.
|
|
|
|
|
|
O palestrante é acreano.
|
|
|
|
|
|
A bandeira é auriverde.
|
|
|
|
|
|
5)
Classifique o gênero dos adjetivos.
6)
Classifique o grau dos adjetivos.
2)
palavras
|
Biforme
|
Uniforme
|
3)
Frases
|
Superlativo
|
Comparativo
|
anterior
|
|
|
Isso
tudo está claríssimo.
|
|
|
audaz
|
|
|
Ele
é tão estudioso quanto o seu irmão.
|
|
|
amoroso
|
|
|
É
rico e muito estudioso.
|
|
|
ativo
|
|
|
Este
trabalho é excessivamente fácil.
|
|
|
cortês
|
|
|
Ele
foi considerando o pior aluno entre os 3º anos.
|
|
|
réu
|
|
|
Ele
é o menos estudioso de todos.
|
|
|
chinesa
|
|
|
Somos
péssimos pesquisadores
|
|
|
Pronomes
*São aqueles que
substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem
fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa-se os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou
pessoas de quem fala.
PRONOMES PESSOAIS RETOS E OBLÍQUOS
PESSOAS DO DISCURSO
|
RETOS
|
OBLÍQUOS
|
1ª pessoa singular
|
Eu
|
Me, mim, comigo.
|
2ª pessoa do singular
|
Tu
|
Te, ti, contigo.
|
3ª pessoa do singular
|
Ele/ela
|
O, a, lhe, se, si,
consigo.
|
1ª pessoa do plural
|
Nós
|
Nos, conosco.
|
2ª pessoa do plural
|
Vós
|
Vos, convosco.
|
3ª pessoa do plural
|
Eles/elas
|
Os, as, lhes, se, si,
consigo.
|
PRONOMES PESSOAIS DE
TRATAMENTO
Os
pronomes de tratamento são usados no trato cerimonioso ou informal. Pertencem à
2ª pessoa, mas são utilizados com o verbo na 3ª pessoa.
PRONOME
|
ABREVIATURA
|
USADO PARA
|
Você
|
V.
|
Tratamento familiar
|
Senhor (a)
|
Sr. Sra.
|
No tratamento respeitoso às pessoas
|
Vossa Senhoria
|
V.S.ª
|
Pessoas de cerimônia, principalmente em correspondências
comerciais.
|
Vossa Excelência
|
V. Ex.ª
|
Altas autoridades: presidentes da República, senadores,
deputados.
|
Vossa Eminência
|
V. Em. ª
|
Cardeais
|
Vossa Alteza
|
V.A.
|
Príncipes e duques
|
Vossa Santidade
|
V.S
|
O Papa
|
Vossa Majestade
|
V.M.
|
Reis e rainhas
|
PRONOMES
POSSESSIVOS
São aqueles que se referem
às pessoas gramaticais e dão a ideia de posse.
PESSOA DO DISCURSO
|
PRONOME POSSESSIVO
|
1ª pessoa singular
|
Meu, minha, meus, minhas.
|
2ª pessoa singular
|
Teu, tua, teus, tuas.
|
3ª pessoa singular
|
Seu, sua, seus, suas.
|
1ª pessoa plural
|
Nosso, nossa, nossos, nossas.
|
2ª pessoa plural
|
Vosso, vossa, vossos, vossas.
|
3ª pessoa plural
|
Seu, sua, suas, suas.
|
PRONOMES DEMONSTRATIVOS
É
aquele que indica o lugar, a posição que um ser ocupa em relação às pessoas do
discurso.
Posição no
espaço:
VARIÁVEIS
|
INVARIÁVEIS
|
Este, esta, estes, estas.
|
Isto (1ª pessoa)
|
Esse, essa, esses, essas.
|
Isso (2ª pessoa)
|
Aquele, aquela, aqueles, aquelas.
|
Aquilo (3ª pessoa)
|
Há outras palavras que
podem aparecer como pronomes demonstrativos:
Mesmo, mesma, mesmos,
mesmas, tal, tais, próprio, próprias, próprios, próprias, o, a, os, as,
semelhante, semelhantes.
PRONOME
INDEFINIDO
É a palavra que indica a
terceira pessoa do discurso de modo indeterminado.
São pronomes indefinidos invariáveis (3ª pessoa singular):
Alguém,
ninguém, algo, tudo, nada, cada, outrem etc.
|
São pronomes indefinidos
variáveis (3ª pessoa singular):
Algum,
alguma, nenhum, qual, outro, outra, todo, toda, certo, certa, muito, pouco,
qualquer, um, uma.
|
São pronomes indefinidos
variáveis (3ª pessoa plural):
Alguns,
algumas, nenhuns, quais, outros, outras, todos, todas, certos, certas,
muitos, poucos, quaisquer, uns, umas.
|
PRONOME INTERROGATIVO
É aquele que introduz uma
frase interrogativa.
Pronomes interrogativos invariáveis: que quem
Pronomes interrogativos variáveis: qual, quanto, quais,
quantos.
PRONOME RELATIVO
É a palavra que representa
um substantivo anterior com o qual se relaciona.
Pronomes relativos invariáveis: que, quem, onde, quando,
como.
Pronomes relativos variáveis: quanto, o qual, cujo,
quantos, os quais, cujos.
LOCUÇÃO PRONOMINAL:
É o grupo de palavras que
têm o mesmo valor de um pronome:
EX.: Todo aquele que se esforça será recompensado.
EX.: Cada um deve fazer as suas lições.
FLEXÃO DO PRONOME
Os pronomes variam em
gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª
pessoa). Ex.: Meu amigo... Meus amigos... Teus amigos.
Exercícios:
1) Substitua as palavras em destaque por pronomes pessoais
reto, oblíquo ou de tratamento:
a) Vera e eu gostamos de ler.
b) As mulheres já se
emanciparam.
c) Arthur vai a Europa.
d) Tu e ele viajais muito.
e) Marcos quer falar com você e
comigo.
f) Encontrei amigos naquela
viagem.
g) Elisabeth trouxe para mim
este colar.
h) Viemos pedir a ajuda do senhor,
padre.
i) Ofereço a você este anel.
j) O papa visitou
os favelados.
2) Faça como o modelo:
a) Esta caneta pertence-lhe/ Esta caneta é sua.
b) Os relógios pertencem-nos.
c) O livro pertence-te.
d) O casaco pertence-me.
e) Aqueles objetos pertencem-lhe.
3) Complete as frases com os pronomes demonstrativos: aquela,
essa, esta, mesmo, aquilo, a, próprio, o.
a) __________revista que você está
lendo é interessante?
b) Sim, _________revista é ótima.
c) É__________que você leu ontem?
d) Veja__________lá! Parece um disco
voador!
e) Foi ele__________quem recebeu o
recado.
f) Ernesto viajou em
seu___________carro.
g) Cantaram três músicas: _______que
mais agradou foi a segunda.
h) _________que passou,
passou.
4) Complete as frases com pronomes indefinidos: ninguém,
alguns, toda, tudo, qualquer.
a) ___________pessoa do bairro sabe
disso.
b) ____________sairá bem, não se
preocupe.
c) Tenho_______parentes em Salvador.
d) A família_________espera ansiosa
por notícias.
e) Não costumo
maltratar___________.
5) Complete as frases com os pronomes interrogativos: quem,
qual, quantos, que, quanta:
a) __________alunos foram aprovados?
b) __________foi o resultado do jogo?
c) Com____________você está falando?
d) Você reparou_____________gente
estava presente ao comício?
e) O________houve?
6) Complete as frases com pronomes relativos: que, cujo,
onde, quem, quais:
a) A rua__________moro é arborizada.
b) Qual é o pronome__________emprego
você acha mais difícil?
c) Adorei o relógio_______vi na
vitrine.
d) Não sei o motivo por
_____________ele se aborreceu.
e) O homem, a___________tanto amei, voltou.
f) Estes são os
funcionários com os________posso contar sempre.
7) Informa a que pessoa do discurso pertence os pronomes
pessoais destacados:
a) Apesar da busca, eu não o
encontrei.
b) Eles aguardavam-no com
ansiedade.
c) A saudade lhe trazia insegurança
e tristeza.
d) Pediram-me o impossível.
e) Nada mais existe entre mim e
ele.
ADVÉRBIO
* É a palavra que modifica o sentido
do verbo, do adjetivo ou do próprio advérbio, exprimindo uma circunstância:
Lugar: aqui, ali, lá, acolá, cá, atrás, dentro, fora, perto, longe, abaixo,
distante, além, adiante, acima etc.
Tempo: hoje, ontem, amanhã, agora, depois, já, antes, nunca, tarde, jamais,
raramente, logo, cedo, outrora, breve etc.
Modo: bem, mal, assim, depressa, devagar, tristemente, educadamente, melhor,
pior e quase todos terminados em “mente”.
Afirmação: sim, realmente, certamente etc.
Intensidade: bem, bastante, demais,
mais, menos, muito, pouco, tão, demasiado, tanto, quão, quanto etc. Negação: não.
Dúvida: talvez, provavelmente, porventura, acaso etc.
ADVÉRBIOS INTERROGATIVOS:
* De Lugar: onde?, aonde?, de onde?
* De Tempo: quando?
* De Modo: como?
* De Causa: por que?
Quando empregados em interrogativas:
Diretas
Indireta
Onde você
está Não sei aonde vais.
De onde você
está chegando? Diga-me de onde ele voltará.
Quando você
voltará? Ninguém sabe quando ele voltará.
Como você
chegou até lá? Não sei como você chegou até lá.
Por que estás
triste? Quero saber por que estás triste.
LOCUÇÃO ADVERBIAL:
* É um conjunto de palavras que tem o
mesmo valor de um advérbio. Vejamos
as mais comuns:
Com certeza, sem dúvida, de muito, de
pouco, à direita, à esquerda, à distância, ao lado, de longe, de perto, às
vezes, à toa etc.
Exercícios:
1) Sublinhe e classifique os advérbios e as locuções
adverbiais nas frases abaixo:
a) Estávamos muito longe quando nos
lembramos do pacote.
b) Provavelmente amanhã ele chegará
mais cedo para podermos conversar.
c) Já anunciaram que brevemente
exibirão filmes mais interessantes.
d) Fiquei realmente preocupada ao
saber que vocês não haviam chegado ainda.
e) Ele supera rapidamente todos esses
problemas.
f) Às vezes penso nos problemas mais
graves.
g)Com certeza eu irei à festa. Ou
talvez fique em casa?
2) Preencha as frases abaixo com os advérbios que estão nos
parênteses:
a) As crianças saíram (*) quando o
diretor chegou. (modo)
b) Saímos (*) cedo.
(tempo+intensidade)
c) Ele falou sobre o assunto (*) quanto
papai. (intensidade) (modo)
d) Rudineivaldo me telefona (*) frequentemente
do que você. (intensidade)
e) (*) os escritores se apresentaram
timidamente. (tempo/intensidade)
f) (*) irei à uma festa vestida de
pijama, mas (*) tenho que trabalhar um (*) .
(tempo/tempo/intensidade/intensidade)
g) Você foi (*) bem nas provas, mas
(*) e descuida e vai (*) por (*) estudar.
(modo+mente/locução adverbial/intensidade/modo/negação)
INTERJEIÇÃO
*Exerce comunicação
através de sentimentos ou emoções.
Vejamos algumas:
ALEGRIA: ah!oh!oba!eh!
ANIMAÇÃO: coragem!avante!eia!
ADMIRAÇÃO: puxa!ih!oh!nossa!
APLAUSO: bravo!viva!bis!muito bem!
DESEJO: tomara!Oxalá!
DOR: ai!ui!
SILÊNCIO: psiu!silêncio!
SUSPENSÃO: alto!basta!
INDIGNAÇÃO: irra!fora!
CHAMAMENTO OU SURPRESA: oi!olá!ô!
ADVERTÊNCIA: atenção!cuidado!
AJUDA: socorro!
LOCUÇÃO INTERJETIVA
Conjunto de palavras que tem o mesmo
valor de uma interjeição.
*Minha Nossa! Puxa vida! Minha Nossa Senhora!
*Deus me livre! Raios te partam! Meu Deus!
*Que maravilha! Ora bolas! Ai de mim!
EXERCÍCIO:
1) Sublinhe a interjeição ou locução interjetiva e
classifique-as:
a) Bravo! Você acertou!
b) Olá! Como vai?
c) Ui!Ui! Como dói este arranhão!
d) Ó menino, largue isso!
e) Tomara que consigas muito sucesso!
f) Puxa! Como elas estão bonitas!
g) Basta! Minha paciência esgotou-se!
h) Meu Deus! O que é isso?
i) Ai de mim! O que irá acontecer
agora?
PREPOSIÇÕES
* É a palavra que relaciona dois
termos de uma oração entre si, de tal forma que o antecedente é completado pelo
conseqüente:
EX.: Papai discorda (antecedente) de
(preposição) você (conseqüente).
*Que relacionam as demais palavras: de, por, em, a, ante, após, até, com,
contra, desde, entre, para, perante, sem, sob, sobre, trás.
CONTRAÇÃO:
De
de + o = do
de + ele = dele
de + este = deste
de + isto = disto
de + esse = desse
de + isso = disso
de + aquele = daquele
de + aqui = daqui
de + ali = dali
|
Em
em + o = no
em + ele = nele
em + este = neste
em + isto = nisto
em + esse + nesse
em + isso = nisso
em + aquele + naquele
em + algum = nalgum
em + outro = noutro/noutra
em + um = num
|
Per - A
per + o = pelo per + a = pela
per + os = pelos
per + as = pelas
a + a = à
a + as = às
a + aquele = àquele
a + aquela = àquela
a + aquilo = àquilo
COMBINAÇÃO:
a + o = ao
a + os = aos
a + onde = aonde
|
LOCUÇÃO PREPOSITIVA:
Abaixo de, acima de, além de, embaixo
de, em cima de, longe de, de acordo com, ao lado de, ao redor de, em vez de,
junto a etc.
Exercícios:
1) Sublinhe com um traço as preposições e com dois as
locuções prepositivas nas frases a seguir:
a) Estávamos com saudades da escola.
b) Acima de tudo coloco a minha
palavra.
c) Eles viajaram para Londres durante
as férias.
d) Não estou de acordo com isso.
e) Estamos sem aula desde a semana
passada.
f) Longe de mim tal ideia!
2) Sublinhe as contrações e circule as combinações:
a) Não faças disto um hábito!
b) Fica tranqüilo pelo amor de Deus!
c) Gostaria de saber aonde colocaram
meu lápis.
d) Aos sábados costumo levá-los ao
parque.
e) Deste assunto trataremos noutra
ocasião.
f) Assisti àquele filme no domingo.
CONJUNÇÕES COORDENATIVAS:
* São as que associam dois
termos da oração ou duas orações independentes - Marleide e Lívia são secretárias. / Os alunos chegaram, mas o professor estava em reunião.
Podem ser:
Aditivas: expressão adição: e, nem, também etc.: Alfredo não veio, nem
telefonou.
Adversativas: expressam adversidade: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, senão
etc.: Sofri muito, porém espero uma recompensa.
Alternativas: expressam escolha ou alternativa: ou... ou,ora...ora, já...já, quer...quer, seja...seja
etc.:O professor ora brinca, ora fala sério.
Conclusivas: expressam conclusão: logo, pois, portanto, por conseguinte, por
conseqüência, por isso etc.: Sônia estudou bastante, portanto fará uma boa
prova.
Explicativas: expressam motivo, explicação: que, porque, pois, porquanto etc.:
Vamos logo, que o trem vai partir. / não falemos alto, porque as crianças estão
dormindo.
CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS:
* São as que unem orações que se completam,
sendo a segunda dependente da primeira – Falava enquanto comia. / Chovia quando
chegamos.
Podem ser:
Condicionais: expressam condição: se, caso, salvo se, contanto que, uma
vez que etc.: Se você não vier, não haverá almoço.
Causais: expressam causa: porque, já que, que, pois, porquanto etc.: Não comi o
mamão porque ele está verde.
Comparativas: expressam comparação: como, assim como, tal qual, tal como,
mais... que (do que) etc.: O lutador é forte como um touro.
Conformativas: expressam conformidade: segundo, conforme, consoante, como
etc.: Cida fez o trabalho conforme o professor pediu.
Concessivas: expressam concessão: embora, ainda que, mesmo que, posto
que, se bem que etc.: Ainda que tivesse dinheiro, não
compraria aquela casa.
Integrantes: introduzem orações substantivas: que, se: Seu Antônio não
sabe se
voltará hoje.
Finais: expressam finalidade: para que, a fim de que, que etc.: Papai tudo fez a
fim de que tivéssemos acesso ao diploma.
Consecutivas: expressam conseqüência: tal... que, tão...que,
tamanho...que, de sorte que, de forma que, de modo que etc.: Amanda levou tamanho
susto que desmaiou.
Proporcionais: expressam proporcionalidade: à proporção que, à medida que,
quanto mais... tanto mais etc.: Quanto mais falava, mais vontade
tinha.
Temporais:
expressam tempo: quando, enquanto, logo que, depois que etc.: Enquanto
entrávamos na água, as crianças brincavam na areia.
LOCUÇÃO CONJUNTIVA:
* É o grupo de palavras que tem o
valor de uma conjunção. Muitas vezes as conjunções se confundem com as locuções.
Vejamos algumas locuções:
Se bem que, no entanto, por mais que, por menos que, uma vez que etc.
EXERCÍCIOS:
1) Destaque e classifique as conjunções coordenativas:
a) Eles chegaram cedo, porém nós já
estávamos lá.
b) Ele me disse o seu nome e me deu seu
telefone.
c) Convide-a insistentemente ou ela
não irá conosco.
d) Suba pela escada, pois o elevador
não está funcionando.
e) Esqueci o talão de cheques, logo
não pude pagar as contas.
f) A proposta era ótima, mas a casa
não estava à venda.
g) Viajaremos juntos quer chova quer
faça sol.
h) Marcos não me esperou, nem deixou
recado.
i) Hoje estou desocupada, portanto
podemos conversar.
j) Não me peça desculpas, que não há o
que desculpar.
2) Destaque e classifique as conjunções subordinativas:
a) A mulher é mais inteligente do que
muitos pensam.
b) Nada direi se você me contar o
segredo.
c) Não poderemos sair enquanto
estivermos elaborando os exercícios.
d) Quanto mais ele grita, menos o
ouvem.
e) Ninguém me perguntou se a solução
me agradava.
f) Tamanho era o barulho que não
entendi o que ele falou.
g) Vendemos a casa porque era muito
grande para papai.
h) Passarei em sua casa, conforme
combinamos.
i) Mesmo que não tenha chance, ele faz
tudo para vencer.
j) Procurei falar pausadamente, para
que todos entendessem.
VERBOS
* É a palavra que indica ação
(movimento), estado (situação) ou fenômeno (fato).
* Os verbos flexionam-se em (flexões
verbais): * Modo: indicativo,
subjuntivo, imperativo. *Tempo:
presente, pretérito, futuro. *Pessoa:
1ª, 2ª, 3ª. *Número: singular,
plural. * Forma nominal do verbo: (infinitivo)
– tem a função de um substantivo: escrever/falar/ andar. (gerúndio) – tem a
função de um advérbio: escrevendo/andando/partindo. (particípio) – tem a função
de um adjetivo: resolvidos/comprado/
* Verbos quanto à flexão: (regular) – é aquele cujo radical se
mantém inalterado e as suas desinências são as mesmas do paradigma (modelo) da
conjugação: cantar, dever, partir (irregular)
– é aquele que apresenta alterações em seu radical ou em suas desinências,
ou em ambos: ir/foi/vai.
* Verbos quanto à função: (principal) – é aquele que conserva seu
significado pleno na estrutura frásica em que é empregado: Comprei algumas frutas. (auxiliar)
– é aquele que participa da formação dos tempos compostos, na formação da
voz passiva e nas locuções verbais. São auxiliares os verbos: ser, estar, ter e haver. Podem ser empregados como verbos auxiliares: andar, ir e vir.
EXERCÍCIOS:
1) Classifique os verbos em destaque quanto à sua função: principal
ou auxiliar:
a) Aquela tinha sido a minha oportunidade.
b) Eu tinha uma resposta pronta para você.
c) Como estava chovendo, andava muito depressa.
d) Naquele sábado chovia muito.
e) Ele anda dizendo coisas muito esquisitas.
2) Marque ao lado de cada palavra: G para gerúndio, P para
particípio e I para infinitivo:
a) sorrindo e) falar i) pondo m) copiando
b) calado f) maltratando j) substituído n) escondido
c) ridicularizar g) cobiçado k) atrever o) atar
d) pago h) subir l) retendo p) atado
3) Dê o tempo, o modo, a pessoa ou a forma nominal dos verbos
abaixo:
a) deu g)
podia m) surrar
b) gritasse h) xingar n) colar
c) faria i)
estirava o) colado
d) afastaria j) arriada p) colando
e) ficaria k) metia q) afastando
f) colado l) dava r) afastar
NUMERAL:
*É a palavra que dá ideia de
quantidade, ordem, múltiplo ou fração. São eles:
* Arábico * Cardinal * Ordinal *
Multiplicativo * Fracionário * Romano.
NUMERAIS COLETIVOS:
Certos numerais indicam um conjunto de
seres. Eles indicam número delimitado. Eis alguns deles:
casal – par, composto de macho e fêmea
centena – de cem
década – período de dez anos
dezena – de dez
dúzia – de doze
grosa – doze dúzias
lustro – período de cinco anos
milênio – período de mil anos
novena – período de nove dias
quadriênio – período de quatro anos
quarentena – período de quarenta dias
quinquênio – período de cinco anos
quinzena – período de quinze dias
século – período de cem anos
* Cardinal ou Ordinal: nas enumerações de século, rei, papa, capítulo (ou mesmo
partes de uma obra), empregam-se os ordinais de um a dez e os cardinais de onze
em diante:
Século I (século primeiro) Século XI (século onze)
Paulo VI (Paulo sexto) João XXIII (João vinte e três)
Século X (século décimo) Capítulo XX (capítulo vinte)
* Quando o numeral romano anteceder o substantivo, deve ser lido sempre
como ordinal:
III capítulo – terceiro capítulo
IV século – quarto século
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