domingo, 27 de julho de 2014

Interpretação de Texto: Enigma Policial - Dois Suspeitos, Um Culpado.


Enigma Policial


Dois Suspeitos, Um Culpado


     Quando o delegado Barreto chegou à delegacia da pequena, mas elegante estância balneária, onde passava alguns dias de férias, não estava de muito bom humor, pois não gostava de ser importunado nos raros períodos de repouso. O fato, portanto, revestia-se de importância. Durante a noite, um ladrão penetrara na residência de verão do barão de Ornale. Alertado por um ruído, o vigia conseguira apenas divisar um vulto costeando rapidamente o muro da propriedade, mas este desaparecera pelo portão, cuja fechadura fora forçada, antes mesmo que o vigia tivesse tempo de disparar. Sem dúvida, o muro era baixo, pois media apenas 1,55 m de altura no lado que dava para o parque.
  Barreto, sentado na sala do delegado local, fumava nervosamente. “O senhor prendeu então dois suspeitos?”, disse ele.
 “Sim”, respondeu o delegado. “Meus guardas afirmam ter visto os dois lá pelas 2 da madrugada nas cercanias da residência.”
“Logo no início das investigações, encontraram, numa cerca situada a uns 100 metros de suas respectivas casas, um pacote contendo objetos de valor furtados durante a noite. Mas, qual dos dois é o culpado?”
  Barreto olhou os dois homens a sua frente: um deles, João Rabino, sólido e robusto, media 1,80 m e parecia ser ágil como um macaco. O outro, Miguel Borda, em contraste, media apenas 1,50 m e coxeava ligeiramente devido a um acidente sofrido há vários anos. Ambos defendiam-se tenazmente da acusação de furto que lhes era atribuída. O vigia da residência, convocado a depor, nada acrescentara de útil. A noite estava escura demais e de longe não lhe fora possível identificar o vulto que avistara pelo portão.

Revista Cruzadex (adaptado)

1) Qual dos dois homens é o ladrão? Como chegou a essa conclusão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário