sexta-feira, 24 de junho de 2011

Trovadorismo Provençal

O trovadorismo provençal 
O trovadorismo foi uma manifestação literária da língua portuguesa. No mesmo período que Portugal começou a apontar-se como nação independente, surgiu o trovadorismo. Isso ocorreu por volta do século XII, onde suas origens foram dadas na Provença, espalhando-se por toda a Europa. 

Para podermos explicar a origem do Trovadorismo, devemos considerar quatro teses fundamentais. Vejamos: 

A tese arábica: essa tese defende a cultura arábica, como sendo sua velha raiz; 
A tese folclórica: essa tese foi criada pelo seu próprio povo; 
A tese médio-latinista: essa tese diz que essa poesia foi criada na Idade Média, tendo sua origem na literatura latina. 
A tese litúrgica: essa tese considera-se fruto da poesia litúrgico-cristã, produzida na mesma época. 

Existiam os trovadores, que eram aquelas pessoas que escreviam as poesias e as melodias que as acompanhavam, lembrando que as cantigas são todas as poesias cantadas. 

É importante sabermos que o nome trovador, é dado aos autores nobres, pois os autores que possuem uma origem vilã, recebiam o nome de jogral

Mesmo sendo lógico que eram os jograis que tocavam e cantavam as poesias, podemos dizer que grandes partes dos trovadores também interpretavam suas próprias composições. 

As quatro cantigas reunidas nos cancioneiros, podem ser divididas em dois gêneros. 

Vejamos: 

Gênero lírico: 

- cantigas de amor; 
- cantigas de amigo. 

Gênero satírico: 

- cantigas de escárnio; 
- cantigas de maldizer. 

Vejamos cada uma delas: 

• Cantiga de amor: essas cantigas originaram-se na Provença, região sul da França, estão relacionadas com um tratamento amoroso, onde o trovador canta seu amor a uma dama, apresentando um eu - lírico – masculino. 

• Cantiga de amigo: nessa cantiga ao invés do homem se expressar, quem se expressa é o homem, mesmo o trovador compondo a cantiga, o seu ponto de vista é feminino. Ele faz isso para poder mostrar o outro lado do relacionamento amoroso, ou seja, ele quer mostrar como a mulher sofre quando está à espera do namorado (que recebe o nome de amigo), logo ele quer mostrar a dor do amor não correspondido, as saudades, etc. apresentando um eu - lírico – feminino. 

• Cantiga de escárnio: essa cantiga apresenta uma crítica direta e irônica. 

• Cantiga de maldizer: essa cantiga, como o próprio nome já diz, apresenta uma crítica também direta e maisgrosseira.

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