Exercícios
de Língua Portuguesa – 2º ano – Professora Carmem Lúcia
PRESTE MUITA
ATENÇÃO!
* FORMAR duplas para a realização
deste exercício;
* A cópia é INDIVIDUAL;
* NÃO é para me entregar. Fica no
caderno;
* EMPRÉSTIMO:
copiar TODO o nº 01, com letra legível e realizar ainda HOJE;
* NÃO poderá ser
tirada fotocópia (xerox) deste material;
*DEVOLVER esta
folha intacta e sem alterações (rasuras, etc.) ao envelope,
BOA AULA! A GENTE
SE VÊ!
|
1) Classifique
os verbos, colocando:
VL- para verbo de ligação
VTD- para verbo transitivo direto
VTI- para verbo transitivo indireto
VTDI- para verbo transitivo direto e
indireto
VI- para verbo intransitivo
a)
Daremos
/um
prêmio /ao vencedor. (VTDI)
b)
O banho de mar era indizivelmente bom.
c)
Os atletas precisam de muito treino.
d)
Os visitantes chegaram.
e)
O espetáculo foi excelente.
f)
O menino estava feliz.
g)
As crianças dormiram.
h)
O jovem anda devagar.
i)
Ofereça café aos nossos amigos.
j)
O avião aterrissou.
k)
Ele precisa de você.
l)
Comprei várias roupas.
m)
Demos uma simples colaboração a você.
n)
Ele morreu.
o)
As crianças precisam de carinho.
p)
Nós escutamos nossa música favorita.
q)
Eu gosto de sorvete.
r)
Ela contou tudo ao namorado.
s)
Maria comprou um livro.
t)
Gosto de filmes.
u)
O garoto ofereceu um livro ao colega.
v)
24 mil casam-se ao mesmo tempo.
w)
Maria é inteligente.
x)
O jovem anda preocupado.
y)
Ele continua feliz.
z)
Ele continua sua tarefa.
aa)
Rosa permaneceu calada.
bb) Roda
permaneceu na sala.
cc)
Madalena saiu.
dd) Os
peixes nadam.
ee) Ele
trouxe os peixes.
ff)
Moro em Imbé.
gg)
Nós oferecemos flores à professora.
hh) Informamos
o endereço ao turista.
ii)
Nós oferecemos uma maçã envenenada à
professora Carmem.
-----------------------------------------------------------------------------
Receita
de olhar
Nas primeiras horas da manhã
desamarre o olhar
deixe que se derrame
sobre todas as coisas belas
o mundo é sempre novo
e
a terra dança e acorda
em acordes de
sol
faça do seu olhar imensa caravela.
(Murray,
Roseana. Receita de olhar. São Paulo: FTD, 1994 p.44)
Exercícios
2) Releia os versos 1, 2, 6 e 7
a)
Na primeira oração, qual é o sujeito?
Observe o sentido e a flexão do verbo.
b)
Leia a primeira oração até o verbo,
sem o termo “o olhar”. O que você observou quanto ao sentido da oração? Por
quê?
c) Qual
a função sintática do termo “o olhar”? (Essa
talvez você não consiga fazer. Não tem problema).
d)
No período seguinte, há duas orações.
Primeira oração: e a terra dança;
na segunda oração: e acorda em
acordes de sol. Nessas duas orações as informações dos verbos sobre o sujeito
“a terra” estão completas ou não? Por quê? (Explicação
objetiva. Busque no conceito a explicação).
e)
Qual a classificação dos verbos
destacados no exercício anterior?
3) Releia os versos 2, 3 e 4 de
Roseana Murray:
a)
Na primeira oração, o
verbo_____________ é __________________ e seu complemento é o termo
_____________. Esse termo não vem ligado ao verbo por uma
____________________________________.
b)
Há preposição ligando o complemento ao
verbo “deixar”?
c)
Portanto, qual a classificação do
verbo?
d)
Na terceira oração: “que se derrame
sobre todas as coisas belas...”, qual é o sujeito?
e)
Esse sujeito pratica ou sofre a ação
expressa pelo verbo “derrame”? (Pense,
analise o que eu estou pedindo. Estude o verbo, você consegue!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário