segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Oração Subordinada Substantiva

Nome:                                                                                              Turma:                     Data:
Trabalho individual avaliativo de Língua Portuguesa – Profª Carmem – 1º trimestre/2013
Assunto: Orações Subordinadas Substantivas – Peso: _____________
Atenção
·         Finalizar o trabalho à caneta na cor azul ou preta, sem rasuras e com letra legível.
·         As respostas devem estar dentro do espaço destinado a elas. Qualquer resposta fora desse, assim como rasuras, a lápis, letra ilegível ou de outra cor (que não seja azul ou preta), será anulada a questão.
·         O trabalho é individual e com consulta do SEU CADERNO.

1) Analise as orações sublinhadas, de acordo com o seguinte código:
A – Oração principal                                                                      E – Oração subordinada substantiva objetiva indireta
B – Oração subordinada substantiva subjetiva                             F – Oração subordinada substantiva completiva nominal
C – Oração subordinada substantiva predicativa                         G – Oração subordinada substantiva apositiva
D – Oração subordinada substantiva objetiva direta

1. (          ) (          ) É bom que não me digas a verdade.
2. (          ) (          ) O bom é que me digas a verdade.
3. (          ) Não sabia qual era a sua função.
4. (          ) Não se sabia qual era a sua função.
5. (          ) Perguntou-me quando seria a festa.
6. (          ) Não sabemos se isso está certo.
7. (          ) Não se sabe se isso está certo.
8. (          ) Só importa saber a verdade.
9. (          ) Pergunte-lhe se já aprendeu.
10. (          ) Pergunte-se se já aprendeu.
11. (          ) Observe quem o acompanha.
12. (          ) Meu desejo era que você voltasse.
13. (          ) Não me convencerás de que sou incapaz.
14. (          ) Preciso de que todos me apoiem.
15. (          ) É preciso que todos me apoiem.
16. (          ) Tenho necessidade de que todos me apoiem.
17. (          ) Estava ansioso para que chegasse a noite.
18. (          ) Esqueça-se de que a Terra gira.
19. (          ) Ele dá a impressão de ser um palhaço.
20. (          ) O seu desejo é um só: ficar na moleza.
21. (          ) Não me comunicara isto: que se havia casado.
22. (          ) Ela falou a verdade: nunca nos traíra.
23. (          ) Não há necessidade de fugires.
24. (          ) Tudo depende de admitires a culpa.

* ATENÇÃO: * Para saber a função da oração subordinada, primeiro analisam-se os termos da principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário