segunda-feira, 18 de abril de 2011

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico
Passo a passo segundo a ABNT-2010
Definições:
¨  Trabalho Acadêmico: Documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido.
¨  Projeto de Pesquisa: Documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido.
¨  Relatório: Documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento.
¨  Trabalho Escolar: Trabalho, normalmente, exigido sem qualquer compromisso com as normas científicas. São resumos, sínteses, análises, questionários e tarefas de aula.
Elementos Pré-textuais  (Itens do trabalho científico: Nível Acadêmico)
¨  Capa (obrigatório)
¨  Lombada (opcional)
¨  Folha de rosto (obrigatório)
¨  Errata (opcional)
¨  Folha de aprovação (obrigatório)
¨  Dedicatória (opcional)
¨  Agradecimentos (opcional)
¨  Epígrafe (opcional)
¨  Resumo na língua vernácula (obrigatório)
¨  Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
¨  Lista de ilustrações (se necessário)
¨  Lista de tabelas (se necessário)
¨  Lista de abreviaturas e siglas (se necessário)
¨  Lista de símbolos (se necessário)
¨  Sumário (obrigatório)
                             Itens básicos do trabalho científico (nível Ensino Médio):
1) Capa (obrigatório)
2) Folha de rosto(obrigatório)
3) Lista de ilustração
4) Lista de tabela
5) Lista de símbolos
6) Sumário
7) Introdução
8) Desenvolvimento
9) Conclusão
10) Referências: Obras consultadas; Referência On-line – Internet
11) Anexos (Opcional)
Elementos
Textuais
¨  Introdução
¨  Desenvolvimento (pode ser dividido em vários capítulos)
¨  Conclusão
Elementos
Pós-textuais
¨  Referências (obrigatório)
¨  Glossário (opcional)
¨  Apêndices (se necessário)
¨  Anexos (se necessário)
¨  Índice (opcional)
Digitação/Regras
¨  Folha: A4
¨  Digitação: espaço 1,5 (exceto folha de rosto)
¨  Cor: preta
¨  Tipo de letra/fonte: Times New Roman ou Arial, Calibri*
¨  Tamanho da letra: 12 para o corpo do trabalho; 10 para as citações, paginação, nota de roda pé, legendas e tabelas; e 14 para título e subtítulo da capa;
¨  Alinhamento: justificado
¨  Títulos que não possuem indicativo numérico; como por exemplo: capa; folha de rosto; sumário; introdução; conclusão; referências; anexos, devem ficar: centralizado e em nova página (8 cm da borda superior, separa-se do texto por 3 linhas em branco ou 3 cm da borda.
¨  Título que recebe indicativo numérico:
¨  *alinhado à esquerda
¨  *com numeral separado por um único espaço
¨  *distância de 3 cm da borda superior;
¨  Início de Parágrafo e Citações:
¨   1,5 cm ou 1,25 cm da margem esquerda ou      equivalente a um toque na tecla TAB.
¨  Títulos de seções e subseções não se deve dar qualquer tipo de destaque que se relacione com tamanho da letra; isto é, não se deve aumentar o seu tamanho.
¨  Margens e Espaços
¨  a) margem esquerda: 3 cm
¨  b) margem superior: 3 cm
¨  c) margem direita: 2 cm
¨  d) margem inferior: 2 cm
PAGINAÇÃO

¨  Começa a ser contada pela folha de rosto, mas a numeração deve aparecer somente a partir da primeira folha textual (Introdução).
¨  O número da página deve aparecer no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.
Capa
¨  a) instituição - letras maiúsculas, negrito e centrado, na 1ª linha do texto, tamanho da fonte 12
¨  b) disciplina/matéria - letras maiúsculas, negrito e centrado, na linha seguinte à da instituição, tamanho da fonte 12;
¨  c) professor – iniciais maiúsculas, centralizado, tamanho 12;
¨  d) autor - letras maiúsculas, negrito, centralizado, na 6ª linha do texto, tamanho da fonte 12 ;
¨  e) turma:* tamanho 12;
¨  f) título e subtítulo do trabalho - letras maiúsculas, negrito e centralizado, tamanho da fonte 14.
¨  g) local (cidade) – letra inicial maiúscula, centralizado, na penúltima linha do texto, tamanho da fonte 12;
¨  h) ano – é escrito em algarismo arábico, abaixo do local separado por espaço simples, tamanho da fonte 12.
Folha de Rosto
¨  a) autor: centralizado na primeira linha do texto, em letras maiúsculas e tamanho da fonte 12;
¨  b) título do trabalho: negrito, centralizado e tamanho da fonte 14;
¨  c) nota explicativa indicando a natureza do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros) nome do curso e da instituição a que é submetido, alinhada a partir do centro da folha, em espaço simples, tamanho da fonte 10;
¨  d) nome do orientador ou professor da disciplina (tamanho da fonte 10);
¨  e) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado (tamanho da fonte 12);
¨  f) ano – é escrito em algarismo arábico, abaixo do local separado por espaço simples, tamanho da fonte 12.
Sumário: tamanho da letra 12, negrito, centrado

¨  a) SEÇÃO PRIMÁRIA: todas as letras maiúsculas e em negrito, tamanho 12:  1 /2 /3
¨  b) SEÇÃO SECUNDÁRIA: todas as letras maiúsculas (sem negrito); 1.1 / 1.2
¨  c) Seção terciária: apenas a primeira letra maiúscula (salvo nomes próprios), 1.1.1/1.1.2/
       Separa-se os títulos não numerados com uma linha em branco dos títulos numerados e a cada troca de número: /1 O Casamento/
2 O Nascimento/3 A Adolescência...
INTRODUÇÃO
Esta primeira parte do texto deve apresentar uma visão geral do assunto, de tal forma que o leitor possa ter uma noção do conteúdo do trabalho. Além disso, a introdução deve:
¨  a) apontar os motivos da realização do trabalho, sua importância, o problema de pesquisa e sua contextualização e delimitações;
¨  b) especificar os objetivos do trabalho, explicitando a metodologia adotada para desenvolvê-lo;
¨  c) referir-se às principais partes do texto, indicando a ordem de exposição e outros elementos do trabalho para situar o tema do trabalho.
¨  A palavra introdução apresenta-se, precedida por indicativo numérico, alinhada à esquerda, em letras maiúsculas e negrito.
¨  O texto tem alinhamento justificado e espacejamento entrelinhas de 1,5 e a palavra “introdução” deve ficar a 3 espaçamento simples do texto.
Desenvolvimento
¨  Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Pode ser dividida em seções e subseções, que variam em função do tema e da abordagem do método.
¨  O desenvolvimento inclui o referencial teórico (revisão da literatura), coleta, tratamento dos dados e resultados da pesquisa.
¨  Estabelece confronto entre idéias, tendo em vista o problema, os objetivos, as teorias relevantes e as conclusões dos autores das obras. Esta fase é a da construção, montagem e exposição da análise teórica sobre o tema abordado.
¨  Exige reflexão, crítica e poder criativo para examinar, comparar e ponderar as colocações existentes entre as obras e seu problema de pesquisa.
¨  Cada trabalho terá sua divisão de acordo com o assunto tratado.
CONCLUSÃO
¨  É a parte final do trabalho, onde devem ser apresentadas as conclusões ou considerações finais, deduções lógicas e correspondentes aos objetivos propostos. 
¨  Apresenta o resultado final, avaliando pontos fracos e positivos através de reunião sintética das principais idéias. Podem ser incluídas as recomendações ou sugestões.
¨  A palavra conclusão é apresentada, centrada, letras maiúsculas e negrito.
¨  O texto tem alinhamento justificado e espacejamento entrelinhas de 1,5.
REFERÊNCIAS
¨  Todo material que foi citado/pesquisado no trabalho deve estar nas referências em ordem alfabética. Obs.: Obras Consultadas refere-se a um material utilizado para compor uma ideia, mas não foi citado no texto.
¨  a) o texto deve ser justificado;
¨  b) os vários elementos da referência são separados por ponto, vírgula e ponto e vírgula;
¨  c) o título de várias edições de uma obra referenciada sucessivamente é substituído, nas referências seguintes à primeira, por um segundo travessão, equivalente a cinco toques, mantendo-se as pontuações adequadas;
¨  d) de uma referência para outra, deve-se pular uma linha.
AUTORIA (PESSOA, ENTIDADE ou JURISDIÇÃO). Título: subtítulo. Número da edição (quando houver). Cidade: Editora, ano.      
a) livro no todo
PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 4. ed. São Paulo: LTR, 2005.
¨  b) autoria repetida (substituída a indicação da autoria por um traço sublinear equivalente a 6 espaços underline).
CHRISTOFOLETTI, Antônio. Geomorfologia. 2. ed. São Paulo: E. Blücher, 2000.
______ (Org.). Geografia e meio ambiente no Brasil. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2002
c) dicionário
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
d) mais de 3 (três) autores (indicar o primeiro autor seguido da expressão et al).
BONJORNO, Regina A. et al. Física completa: ensino médio. São Paulo: FTD, 2000.


e) livro em meio eletrônico
ALENCAR, José de. O garatuja. [S.l.]: VirtualBooks, 2003. Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2007.
f) parte de livro (capítulo) com autoria
CESAR, Amarilys de Toledo. Farmácia homeopática. In: FONTES, Olney Leite et al. Farmácia homeopática: teoria e prática. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Manole, 2005. cap. 5, p. 95-108.
g) artigo de periódico
SCHUELTER, Cibele Cristiane. Trabalho voluntário e extensão universitária. Episteme, Tubarão, v. 9, n. 26/27, p. 217-236, mar./out. 2002.
h) artigo de jornal
ALVES, Márcio Miranda. Venda da indústria cai pelo quarto mês. Diário Catarinense, Florianópolis, 7 dez. 2005. Economia, p. 13-14.
i) site
TEIXEIRA, Gilberto. O papel do professor na sociedade do conhecimento.2005. Disponível em:Acesso em: 3 fev. 2010.
j) mapa
AMÉRICA do Sul: mapa visográfico. São Paulo: Geomapas, 2000. 1 mapa. Escala 1:7.000.000.
¨  Quando não tem local:
PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 4. ed. : LTR, [l.d.]: 2005.
Quando não tem data:
PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 4.ed.: LTR, São Paulo:[s.d.]
GLOSSÁRIO
¨  Elemento opcional, constituído por uma relação de termos usados no trabalho, seguido de seus significados. Deve ser apresentado em ordem alfabética.
GLOSSÁRIO
¨  Drive lógico - a seção do disco rígido ou da memória que é tratada como se fosse um disco separado, e é ligada por uma letra própria.
APÊNDICE
¨  Elaborado pelo autor para o desenvolvimento do trabalho, porém não faz parte do mesmo. Deve ser identificado por letras maiúscula seguida por travessão e seus respectivos títulos. Quando ultrapassar as letras do alfabeto usa-se letras dobradas (AA).


¨  QUESTIONÁRIO
¨  1) Idade:_________
¨  2) Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino
¨  3) Tempo de Empresa: ________
¨  4) Escolaridade:
¨  ( ) 1º.Grau completo
¨  ( ) 1º.Grau incompleto
¨  ( ) 2º.Grau completo
¨  ( ) 2º.Grau incompleto
¨  ( ) 3º.Grau completo
¨  ( ) 3º.Grau incompleto
ANEXOS
¨  constituído por texto ou documento não elaborado pelo autor. É incorporado ao trabalho para fundamentar, ilustrar ou confirmar idéias.
¨  Deve ser identificado por letras maiúsculas, seguida por travessão e seus respectivos títulos. Quando ultrapassar as letras do alfabeto usa-se letras dobradas (AA). A forma de apresentação é igual à do apêndice, item 2.3.3.
ÍNDICE
¨  constitui-se de um conjunto de palavras ou frases, normalmente ordenadas alfabeticamente, e que remetem às informações contidas no texto.
ÍNDICE
A
Ácido fitânico, 193, 213
Ácido fólico, 31, 43
Acidose láctica, 102
B
Balanço do nitrogênio, 11, 23, 24
Biocitina, 230,
Bioenergética, 16
Espero que...
¨  Tenha sido de grande valor está pesquisa para você.
Abraços, Profª Carmem Lúcia.







2 comentários:

  1. Sora uma duvida que eu tenho na introdução.
    pode ter parágrafos? ex. eu to escrevendo uma coisa dai coloquei um pouco final isso no meu Word já deu umas 8 linhas e eu quero falar de outra coisa, eu posso fazer paragrafos? e quantos tem que ter? deu 23 linhas a introdução e se eu dividisse daria 3 ou 4 paragrafos. >_< e automaticamente passaria para a outra pagina e já daria uma margem de 8cm. quando passa pra outra pagina fica nos 8cm ou nos 3cm?
    aaah HELP.
    beijooos Law

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lawrin! Nossa...só vi agora. Por que não entrou em contato comigo pelo face ou e-mail?? Claro que a introdução deve ter parágrafos. Fica mais organizado e esteticamente correto. É um texto! Bjs e desculpe a demora. E você sabe onde me encontrar.

      Excluir